Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 26 de junho de 2008

MP Quer Evitar Eldorado de Carajás Guasca

O jornalista Lasier Martins da TVCOM que intermediou o debate de ontem sobre a questão MP-RS e MST.

Na noite passada, enquanto a LDU goleava o Fluminense por 4 a 2 pela final da Libertadores, no programa Conversas Cruzadas da TV Com do grupo RBS, compareceram o Deputado Raul Pont- PT, o advogado do MST, Jacques Alfonsin, o Sub-Procurador do MP-RS, Eduardo de Lima Veiga e o promotor Gilberto Thums, que é visto pelos blogs de esquerda como um novo Torquemada.

Eduardo Veiga esclareceu que o MP não é contra o MST. Ele é contra aos excessos cometidos pelo MST e que devem ser evitados. Existem provas contundentes e esse até é um fato notório de que quando o MST invade empresas ou fazendas ele depreda, saqueia, picha, incendeia veículos, mata animais etc. Este é o ponto que está em debate e a opinião pública gaúcha -- e ninguém pode ter dúvida disso -- está de pleno acordo com as medidas adotadas pelo MP-RS.

No final das contas, na pesquisa realizada, houve nova goleada 88% a 12% a favor do MP-RS. É claro que pessoas vão questionar todas essas assertivas, assim como se questionou que membros do MST - que foram condenados pela Justiça -- não mataram um soldado da BM no início da década de 90 no centro de Porto Alegre. A mentira e a omissão faz parte do jogo político.

Mas o Dr. Veiga disse, ontem, algo interessante, qual a chance dessa ação civil pública ter algum êxito há 10 ou 5 anos? Nenhuma. Mas hoje ela pode ter êxito. Sabem por quê? Porque o Brasil mudou. E o Brasil mudou porque este país está pensando, está se desalienando, está tomando consciência acerca de certos padrões de comportamento que antes eram impossíveis de serem questionados pela ditadura do pensamento politicamente correto. E essa ditadura está vendo que está perdendo espaço e por isso a gritaria. Talvez o filme "Tropa de Elite" tenha contribuído para essa mudança. Talvez. O erro, o grande equívoco do MST é que ele está deixando de ser um movimento pacífico. Ele está partindo para a violência e essa violência é notória e a população está tendo ciência disso. Com base nisso o MP-RS ingressou com a ACP, para evitar que se instale aqui nas bandas do Rio Grande, um Eldorado do Carajás. A medida é, pois, preventiva e foi aprovada pela unanimidade do Conselho do MP, membros escolhidos pelo voto direto dos promotores.


2 comentários:

PoPa disse...

Só uma dúvida: como uma entidade inexistente pode ter um advogado? como é feita esta representação? sem cnpj, sem cpf, sem nada?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Boa pergunta, Pampa. E quem é que vai passar essa procuração ao advogado? Que legitimidade ele tem para falar em nome de um movimento que não tem registro?