Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 27 de junho de 2008

O IGPM Chega a 13,44% ao Ano




Depois de tanto esforço para o Brasil conseguir controlar a inflação, o que foi feito a partir de 1994, há 14 anos, o atual governo está fazendo de tudo para que a inflação retorne. O Estado brasileiro que está arrecadando bem, nunca arrecadou tão bem e ao mesmo tempo, nunca gastou tanto e está gastando demais. E o governo está abrindo o cofre da nação para manter uma base de apoio parlamentar e também para ter um bom resultado eleitoral na eleição deste ano. Complicado.

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 1,98% em junho, ultrapassando a marca apurada um mês antes, de 1,61%, conforme dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados há pouco. No acumulado deste ano, o indicador aumentou 6,82% e, em 12 meses, cresceu 13,44%.

Em outras palavras, a inflação brasileira, na verdade, é de 13,44% ao ano. É uma taxa muito elevada e que sacrifica, sobretudo, a população de baixa renda que não tem acesso, porque não tem poupança, aos juros do mercado financeiro -- que, aliás, não são lá essas coisas.

2 comentários:

senna madureira disse...

Caro Maia


Foi apenas um erro de percurso.

O Governo Lula vai consertar o rumo e controlar o susto inflacionário, especialmente quando vemos o Dr.Meirelles mais uma vez sair vencedor na briga com os "desenvolvimentistas" do PT.


Seria um tremendo "gol contra".


Tudo isso aí se resolve com uma reunião, à moda antiga, do SELIC.

Carlos Eduardo da Maia disse...

O que está havendo com o mengão, Senna? Mas o imortal tricolor tá ali grudadinho. Bons tempos esses. E é o que sempre ocorre, inflação subiu a taxa de juro subiu também. E o dólar ali embaixo. E as pessoas consumindo importados a mil por hora. Têm Malbecs argentinos por ai bons e baratos.