Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 27 de junho de 2008

Intolerâncias



Eu fico abismado, completamente incrédulo, amargamente estupefato quando leio certas mensagens na blogosfera e em certos sites. São personagens que têm problemas graves, gravíssimos. Eles têm tamanho ressentimento e rancor que não fazem outra coisa senão exalar um ódio sistemático e de agressividade irracional em relação a certos pensamentos, grupos, maneira de ser, estilo de vida, crenças e convicções.


Quem navega pelos blogs alternativos de esquerda e até mesmo de direita sabe muito bem do que estou falando. A intolerância parece que reina em certos espaços e grupos.

Um dos assuntos mais palpitantes do momento é essa ação civil pública que o MP do RS moveu contra o MST. Segundo explicação do MP, essas ações são acautelatórias, elas foram feitas para evitar conflitos. Mas essa discussão que é fundamental é completamente omitida em certos espaços de esquerda. Ela é evitada porque não importa, o importante é o conteúdo fascista e de guerra fria da manifestação do MP-RS.
E é impossível ir além no debate, porque a atitude do MP-RS é fascista e ponto final.
Pouco importa que os censuráveis e intoleráveis atos que o MST pratica como: bloquear o livre fluxo da vida, invadir propriedades, fazendas produtivas, indústrias, queimar plantações, dizimar pesquisas, quebrar escritórios, matar animais, fazer pichação. Enfim, isso não importa, porque "o MST é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo! Falar mal do MST é percado mortal.
Este blogueiro, assim como a opinião pública brasileira e gaúcha, está plenamente de acordo com o MP-RS. Mas quando defende esse ponto de vista - totalmente democrático - nos blogs alternativos de esquerda.

É uma intolerância que está enraizada, introjetada na mente. Ela se manifesta tanto nas grandes questões que envolvem disputa políticas, mas também na forma como se encara o diferente. É impossível, é pecaminoso pensar diferente: a razão é nossa, o conhecimento nós temos.

E como é que um pequeno blogueiro, membro do revolucionário movimento dos pequenos blogueiros (MPB) pode lidar com a intolerância?

Devemos ser tolerantes com ela?

Ou intolerantes?

2 comentários:

PoPa disse...

A intolerância é sempre feia, mesmo quando parece necessária. Não gosto de fazer o que os outros fazem, apenas por vendetta. Minha vingança pessoal é não ler nenhum dos blogs de esquerda, dos quais fui leitor e, eventualmente, crítico. Como percebi que eles não gostam de ser contraditados, não mais compareço por lá. Sei das notícias que interessam aqui mesmo no depósito!

Mas a ação do MP é algo que deveria ter sido feita há muito tempo. O mst é um movimento ilegal, pois não tem personalidade jurídica. Não vivemos em um regime ditatorial que impeça-os de serem legalmente registrados. Portanto, enquanto não o fizerem, este movimento tem que ser considerado proscrito!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pampa, eu tenho a santa paciência da tolerância. A ação do MP não tem nada a ver com tolerância ou intolerância. O MST é um movimento clandestino e assim deve ser tratado...