Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 16 de junho de 2008

Lair Ferst e o Dinheiro que Não tem Carimbo


Entrevista de Lair Ferst na Folha de hoje:


FOLHA - O sr. acredita que houve uso político da PF?
LAIR FERST - Ocorreram fatos estranhos. Principalmente uma determinação superior de expor os presos à mídia. A delegada disse que tinha ordens superiores para largar os presos na rua para que a imprensa pudesse filmar e fotografar. Outro fato estranho é que os investigadores queriam saber de um cheque que eu havia dado para a compra da casa [de Yeda]. Esse cheque nunca existiu.
FOLHA - O sr. considera conveniente para a PF, ou para o governo federal, expor um governo do PSDB?

FERST - A sucessão de fatos revela isso. A sintonia dos políticos de oposição [PT] com as autoridades investigadoras é muito grande. Nunca se viu uma CPI estar tão ligada aos órgãos investigadores.
FOLHA - Qual a sua relação com a governadora?

FERST - É uma relação político-partidária que se deu até o dia da eleição. Na campanha, eu só me encontrava com ela em eventos públicos. Atuei como militante. Até achei que seria convidado [para algum cargo], mas isso não aconteceu.
FOLHA - O sr. arrecadou recursos para a campanha?

FERST - Eu não fazia parte do grupo escalado para fazer esse trabalho. O vice-governador Paulo Feijó (DEM) era arrecadador no primeiro turno.
FOLHA - Mas o sr. circula bem no meio empresarial. O PSDB não o utilizou como poderia? FERST - Quando a campanha estava com dificuldades financeiras, disse que o comitê de arrecadação era muito fraco. Eu teria mais condições que as pessoas escaladas. Mas não fui convocado para isso, era um esquema muito fechado.
FOLHA - O sr. já havia atuado em outras campanhas de Yeda?

FERST - Sim. Mas também de outros. Na do governador Germano Rigotto [do PMDB, em 2002] tive uma atuação muito forte. Tive muito mais envolvimento direto com Rigotto do que com a governadora Yeda Crusius na campanha.
FOLHA - O sr. conversa ou conversava com o marido da governadora [Carlos Crusius]?

FERST - Não. Quando a governadora era deputada federal, o Carlos Crusius era o articulador político dela. Eu era o articulador político do Nelson Marchezan [deputado tucano morto em 2002]. Ele tinha razões de sobra para me vetar.
FOLHA - O sr. fez indicações no governo Rigotto?

FERST - Várias. Fui até secretário substituto do governo. As empresas da minha família foram contratadas durante o governo Rigotto e trabalharam sem nenhuma discriminação. No da Yeda, deu tudo para trás.
FOLHA - E a carta que o sr. escreveu a Yeda sobre o desvio no Detran?

FERST - Esta carta são fragmentos de um rascunho que existia, de dossiês com denúncias que circulavam. O texto que foi publicado na imprensa não tem autenticidade.
FOLHA - O que o levou a escrever esse texto?

FERST - Estava circulando muito dossiê [sobre desvios no Detran, antes da Operação Rodin]. Eu tive a informação de que um dossiê que me difamava tinha chegado ao gabinete de Yeda.
FOLHA - As empresas da sua família prestaram serviço ao Detran?

FERST - Não entendo porque dizem que essas empresas desviaram dinheiro público. Não existe nem um real de dinheiro público. É dinheiro privado, a Fatec [que intermediou o pagamento do Detran às empresas dos acusados de desvio] é uma fundação privada. Nenhuma das empresas prestou serviço ao Detran.
FOLHA - Mas o dinheiro que a Fatec repassou às empresas vinha do Detran.

FERST - Não sei. Dinheiro não tem carimbo

Nenhum comentário: