Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 18 de junho de 2008

Satanizando Rosenfield


Uma das grandes críticas dos leitores dos Blogs de uma certa esquerda, mais notadamente o RS Urgente do jornalista Marco Weissheimer é que a petição inicial proposta pelo MP do RS contra os atos do MST é baseada em declarações e artigos do professor de filosofia da UFRGS, Denis Rosenfield.

Como se a citação de Rosenfield retirasse a credibilidade da petição inicial; ou como se fosse uma fonte completamente desprezável pelo simples fato de que o hegeliano professor da UFRGS é hoje um crítico contundente do PT e de certa esquerda.


Não vamos satanizar Rosenfield. Ele tem carga na bagagem e conhece o PT, porque já foi petista, bem direitinho. Ele conhece as entranhas do partido e como funciona as célebres mentes da elite partidária. Eu também tive experiência no partido e cai fora porque já visualizava, ali no início da década de 90, que quando o PT chegasse ao poder ele iria fazer o possível e o impossível para permanecer no poder, inclusive ser omisso e ativo em relação à corrupção. E é impossível não se notar uma grande hipocrisia nos blogs e sites de esquerda, porque se joga pedra no governo Yeda (e pedras contra a corrupção são importantes), mas se calam, se omitem e se manipulam as informações quando a corrupção é lá no Planalto, no governo do PT. O RS Urgente nenhum comentário fez, por exemplo, ao fato - nunca contestado - que o compadre do Lula (o dono da cobertura onde mora o presidente em S. Bernardo) recebeu 5 milhões de dólares (1/4 da fraude do Detran-RS) por ter intercedido -- com a ajuda da Dilma -- na compra da Varig pela Gol. A desculpa é sempre a mesma: isso é invenção do PIG, isso é invenção dos golpistas... Como se corrupção tivesse lado ideológico.

6 comentários:

ZEPOVO disse...

Quanto ao Pt fazer o possível para permanecer no poder é perfeitamente esperado e natural. Queria o que? Algum partido faria diferente?
Quanto a corrupção, é claro que o PT tem seus pecados, é um partido não um sacerdócio.
Se temos como única opção comer no lixo, vamos escolher as frutas menos podres.Quem prefere morrer de fome enquanto critica os que procuram separar o lixo, que sua hora seja suave e rápida.
É não está muito bonito, mas vai assim...

José Elesbán disse...

Denis Rosenfeld tem direito à sua opinião, e ela é digna de todo respeito enquanto respeitar a arena democrática. Mas a opinião de Dênis Rosenfeld não pode embasar uma petição do Ministério Público solicitando despejo de uma área cedida ocupada por militantes do MST.
Da mesma forma, a persença de escritos de Marx, ou Paulo Freire num acampamento não podem servir como argumento que um acampamento seja uma ameaça à sociedade.
Uma ameaça de despejo com base da ameaça à sociedade precisaria um inquérito policial, e um processo, com amplo direito de defesa.
Não estou certo que tenha sido o caso.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Zés, não sei se porque a opinião de Rosenfield não pode embasar a petição inicial de uma ação civil pública? Por que não? A questão é saber se efetivamente o MST é um movimento social ou um movimento político travestido de movimento social. Quem está por trás do MST? Quem financia o MST? Como esse movimento sobrevive? E existem sim táticas de certa esquerda que são comuns. E essas táticas muitas vezes não são legais e nem morais. Quem estudou Gramsci sabe que os 'intelectuais orgânicos' são capazes de fazer tudo, inclusive o ilícito.

José Elesbán disse...

Qual a diferença entre a palavra do Rosenfeld, e uma declaração do tipo "é público e notório que o MST é uma organização criminosa, que perturba a paz social, rouba e saqueia propriedades, sequestra e assassina proprietários rurais"? Na prática nenhuma. É apenas uma declaração.
Uma acusação grave assim, precisa de um inquérito policial, e um processo jurídico.
E para mim o Rosenfeld é um intelectual orgânico anti-petista.

Anônimo disse...

Antes do Maia, já que o canalha do Maia só repercute o pensamento de fascistas, o Dênis Rosenfeld é o maior fascista vivo da América Latina.

Depois do Pinochet é o cara.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Pra os Fascista que frequentam esta blog de merda:

Voces se merecem

Claudio Dode