Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 16 de junho de 2008

Em Defesa do Status Quo


O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, o CPERS Sindicato é presidido pela Professora Beatriz Goldschmidt. Ela é filiada ao PT e o CPERS, na última sexta-feira organizou uma manifestação em frente ao palácio Piratini para protestar contra a corrupção no governo estadual. Até ai, tudo bem. Todos têm o santo direito de protestar, isso faz parte do jogo democrático. Mas por que a direção do CPERS faz tanto alarde e coloca a boca no trombone quando a corrupção ocorre no governo tucano gaúcho e silencia, fica omisso quando a corrupção ocorre no governo petista de Lula? Essas contradições são hipócritas. E tem gente que acredita, ainda, no caráter espontâneo de certas manifestações.


E a professora Goldschmidt escreveu um artigo na Zero Hora de domingo com aquela ladainha batida de sempre contra as propostas da Secretaria de Educação para melhorar as condições de ensino no Estado, a avaliação de desempenho e mérito. Bom desempenho para quem? Pergunta a professora. Segundo ela, as medidas faz parte de uma ótica neoliberal, mercadológica de se enxergar o mundo. A mesma cantilena de sempre, os privilegiados são favorecidos e a maioria fica excluída, de fora.


O artigo não tem nenhuma lógica. Primeiro, porque hoje é senso comum que um Estado, qualquer Estado, tem que almejar a inclusão social dos excluídos. Isso não é mais uma questão ideológica. Isso é um consenso de interesse de todos. O bom administrador vai ser aquele que organizar melhor sua gestão e conseguir administrar e tornar mais eficiente e com melhor qualidade o serviço público. E isso contraria interesses do status quo. Parece ser esse o interesse da atual direção do CPERS.
Essas avaliações de desempenho surgiram nos exames realizados pelo governo FHC. O PT, na época, de olho na eleição, era contra. Mas quando o PT chegou ao governo manteve e alastrou essas necessárias avaliações. Mas a presidente do CPERS, não quer nada disso. Ela não quer avaliação alguma. Ela parece querer manter o status quo de um ensino ineficiente e fraco e que não prepara, como deve preparar, os alunos para o mercado de trabalho. Mercado de trabalho? Que pensamento mais neoliberal!!!!

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