Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 19 de junho de 2008

As Tamancas da Yeda


Leio na Zero Hora de hoje que Yeda fez ontem um discurso cheio de ironias. Ela falou por 25 minutos e comentou as suspeitas sobre a venda de sua casa: Disse ela:

"Pedir casa emprestada é ruim. Foi por isso que comprei a minha. Tenho renda, não dependo de mesada, sou a governadora mais mal paga do país. Yeda ressaltou que a sua remuneração, de R$ 7,1 mil mensais, impede que secretários, diretores e presidentes de autarquias, fundações e estatais tenham um "salário digno". Todos ganham menos do que a governadora,com exceção daqueles que detêm outro cargo público e, com isso, podem optar pela remuneração maior. "


Em relação à casa que ela comprou antes de tomar posse, no meio da campanha eleitoral, exatamente quando recebia uma bela graninha na campanha, sobretudo no segundo turno, a Yeda poderia muito bem ser mais transparente. E não está sendo. Ela apenas diz que tem renda, tinha recursos, dela e do marido. O discurso é plausível, mas exige, também, prova documental que ainda não apareceu. Também não apareceu uma prova conclusiva de que ela teria abocanhado recursos de campanha para comprar sua casa. Há apenas afirmações. E nada além de afirmações.

Também acho e concordo que o salário de 7,1 mil para uma governador é pequeno. A iniciativa privada, nas grandes empresas, paga bem mais do que isso a um diretor. E o teto, com certas exceções em outros poderes, do serviço público fica limitado ao que ganha a governadora. Com toda a certeza, uma pessoa da competência do Aod Cunha tem ofertas muito melhores na iniciativa privada do que no governo. E para trazer gente competente, técnicos e não políticos é necessário pagar bem. E, nesse sentido, Yeda tem razão.

Mas não é hora para dizer essas coisas. O governo Yeda está em crise e ela vem falar em aumentar seu próprio salário. Isso não pega bem. Isso pega muito mal. Talvez falte a Yeda um pouco mais de sensibilidade. E seu governo que anda razoavelmente na parte administrativa, porque tem bons técnicos trabalhando, como Aod Cunha, Fernando Schiler e a própria secretaria da Educação, a "queridinha" Marisa. Todos eles estão fazendo um bom trabalho.

O problema da Yeda é ela mesmo. É sua condução política, é sua insensibilidade em dizer certas coisas no momento totalmente equivocado, como esse de defender aumento de salário. Desça do salto-alto, Yeda, desça - logo - dessas tamancas.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Olivio não pediu emprestada, nem nada.

Continua no mesmo endereço.

A Yeda Mudou!

Quem Pagou?

Claudio Dode