Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


domingo, 11 de novembro de 2007

87% dos Brasileiros Nunca Foram ao Cinema




O Gilberto Gil escreve na Folha de hoje.

Gil é o nosso ministro, compositor, cantor e músico (fui a um show do Gil que ocorreu antes do show do Steve Wonder, no (argh) Gigantinho em Porto Alegre -- O show do Gil foi bem melhor do que o do Wonder - tá na hora de Porto Alegre pensar em fazer um ginásio decente para esse tipo de show)

Gil, no artigo, nos traz dados complicados - e alarmantes - sobre a cultura do brasileiro. Uma pesquisa feita pelo programa Mais Cultura em parceria com o IBGE denunciou:

87% dos brasileiros nunca foram ao cinema,
92% nunca foram aos museus,

78% nunca assistiram a espetáculos de dança.

Os dados também mostram que a população de baixa renda sacrifica cerca de 4% de seus orçamentos mensais para a cultura, o mesmo percentual destinado pelos mais ricos.

Gil pergunta:

Por que chegamos a essa situação?

E responde:

Em parte porque, no passado, governos desinformados não reconheceram a cultura como agenda estratégica. Em parte porque o conceito de política cultural freqüentemente se restringia a uma política de investimentos em demandas artísticas, sem considerar as várias outras manifestações e dimensões que fazem parte da cultura.

Não sei se Gil está certo ou errado, ele faz sua propaganda como ministro. Deveria haver um incentivo para democratizar mais o acesso à cultura para a população de baixa renda que - geralmente - apenas tem acesso à televisão aberta e ao DVD pirata.
(A Foto acima é de Marcelo Tabach que pesquei no blog dos fotografos brasileiros)


Nenhum comentário: