Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Algemas


O diário gauche anda bem indignadinho com o programa Conversas Cruzadas da TV Com de Porto Alegre, apresentado pelo Lasier Martins.
Em linguagem raivosa - e carregada do velho preconceito -- o diario dos gauche alardeou:

Pois, ainda assim, o celetista da família Sirotsky, Lasier Martins, ontem à noite no canal TVCom, programa Palavras Cruzadas, ou algo cruzado, teve a pachorra de perguntar "por que a Polícia Federal algema pessoas que não oferecem perigo?", "por que a PF expõem homens probos, homens de bem e de bens, homens brancos, homens bem nascidos?"

Discutia--se no programa do Lasier de ontem a pirotecnia da polícia federal em algemar as pessoas. Todo preso deve ser algemado ou apenas aqueles que demonstram alguma periculosidade? É evidente que por trás dessa discussão existe uma questão social: os presos mais perigosos são geralmente pessoas de baixa renda e que utilizam a violência física. Os crimes do colarinho branco -- cometidos por pessoas de classe média ou alta -- não utilizam a violência física, mas eles são mais perversos para a sociedade, porque eles retiram o dinheiro da necessária educação e saúde das pessoas mais carentes deste carente Brasil. Uma das grandes conquistas do governo do PT é exatamente essa: tem sim que algemar os suspeitos de crimes do colarinho braco para servir de exemplo, para evitar novas corrupções e novas picaretagens. Que a polícia federal continue algemando as pessoas e que a Zero Hora continue mostrando na primeira página do jornal o indiciado -- de qualquer classe social -- bem algemadinho.

Pode haver -- é certo que pode haver -- equívocos. Uma fotografia do sujeito algemado estampada na capa de um jornal é um julgamento moral sem retorno. Se amanhã ou depois ficar comprovado que o algemado não tinha nada a ver com a situação tem ele legitimidade para buscar uma bela indenização. Mas injustiças ocorrem. A pior das injustiças é desviar dinheiro público. Algemas para quem desvia.

Um comentário:

PoPa disse...

Lasier falou "homens brancos, homens bem nascidos"? Se falou, foi uma barbaridade, mesmo. Na verdade, a questão das algemas é preservar o detento e o policial. Se o cara tiver um surto psicótico causado pelo fato de ter sido preso, pode se machucar, pode machucar o policial. O que acho de errado, é a participação da imprensa no fato - não a notícia em si, mas o fato que ela parece ter sido avisada para poder estampar a foto do detento algemado na capa do jornal.

Se injustiça for feita, a retratação de nada vai adiantar, pois o cara já foi linchado moralmente. Mas concordo no rigor das investigações e na aplicação da lei. Este tipo de crime até poderia ser considerado hediondo, pois é feito por quem não precisa disso e, geralmente, teve uma vida equilibrada.