Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 13 de novembro de 2007

A Festa da Mídia Companheira


Um dos sites mais acessados pela nossa gauche sul riograndense é o rs urgente do jornalista petista Marco Weissheimer, que também escreve no Carta Maior. O Marco é um crítico ácido da RBS, da ZH e da grande mídia, porque na época do governo Olívio Dutra (PT-RS) a grande imprensa gaúcha criticava, manipulava e descascava qualquer ato do governo do PT. Weissheimer não deixa de ter um pouco de razão. Houve sim um certo exagero por parte da ZH e da RBS em relação ao governo Olívio, mas esse governo, seu ranço ideológico e sua burrice administrativa, também contribuiu -- e muito -- para essas críticas.

Passado o tempo, o PT perdeu o governo na capital gaúcha, onde governou por 16 anos, e perdeu o governo do Estado. O PT-RS é hoje apenas oposição nos principais municípios e no Estado e seus simpatizantes encontram no rs urgente - e em outros sites da nossa gauche gaúcha -- uma mídia companheira.

Essa mídia companheira está se lavando com os recentes acontecimentos do Detran e que comprometem os governos Yeda e Rigotto. Comprometem, também, os governos de Fogaça (Porto Alegre) e Ronchetti (Canoas), segundo o rs urgente. São notícias e notícias jogadas no blog e que são comentadas, com muita satisfação, pela nossa gauche gaúcha. Estão fazendo uma grande festa com o acontecido.

E essa festa, esse imenso alarde, essa tremenda celebração está se direcionando para algo muito perigoso: a satanização de qualquer parceria entre poder público e iniciativa privada. Será que esse tipo de parceria acaba sempre em picaretagem?

Carambas, carambolas, como diria meu parceiro João da Ega: isso é maniqueísmo ideológico do pensamento caduco. Coisa de choldra ignóbil. É possível sim o Estado -- que não tem condições nenhuma de universalizar todos os serviços -- fazer parcerias com a iniciativa privada, desestatizando certos serviços, DESDE QUE HAJA A DEVIDA TRANSPARÊNCIA. Um Estado que compromete 72% de sua folha de pagamento não tem as mínimas condições de aumentar e onerar ainda mais as despesas com pessoal. Tem que fazer sim parceria com a iniciativa privada, o que não significa que isso seja uma picaretagem, uma vez que deve ser fiscalizado pela sociedade civil e poderes públicos.
(A foto é de Marta Nascimento)

2 comentários:

Guilherme disse...

Você quer saber quais parcerias que estão dando certo? Aquelas que não são criticadas. O que se está vendo são negócios no mínimo estranhos com antigos aliados políticos o que depois se mostra como uma grande maracutaia. Não se deve criticar isso? Espero que você concorde, ainda mais que a mídia oficial se dá ao direito de se abster da discussão tomando um posicionamento pró-Governo (e consequentemente pró-maracutaia).

Alguns batem mais forte que outros, claro. Porém quem busca informação na midia alternativa sabe MUITO bem distinguir o ranço da verdadeira crítica séria e responsável.

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

É isso ai, Guillermo. Parcerias mal feitas e que geram picaretagens como essa do Detran deve sim ser criticada e os envolvidos devem aparecer algemados na capa dos jornais. Existem boas críticas em todos os lados, mas a mídia alternativa gosta também de manipular e censurar outras notícias. E dá-lhe Grêmio com ou sem libertadores... Mas tá dificil. O time perdeu a pegada.