Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O Pior Dia da Yeda


A foto estampada na capa da Zero Hora de hoje mostrando o Presidente do Detran-RS algemado e saindo de um camburão é forte. Forte também é a crítica que se faz contra a governadora Yeda Crusius por não ter mandado verificar as denúncias feitas pelo ex deputado Enio Bacci em relação à corrupção no Detran. Yeda teria respondido: no Detran eu não mexo, o Detran é do PP do Deputado José Otávio Germano. Nesta manhã, Germano foi entrevistado por Felipe Vieira e Diego Casagrande, na Band Fm, e os dois foram para cima do deputado, não deram nenhuma trégua. Germano tentava se esquivar de qualquer forma. Perguntaram na lata: sua campanha foi uma das mais caras, da onde veio esse dinheiro? Germano vacilou, gaguejou e não foi nada bem na entrevista. Quarenta milhões foram desviados do Detran, por conta dessa falcatrua. A direção da autarquia contratou -- sem licitação -- a Fundação de Apoio Universitária da Universidade de Santa Maria que, ilegalmente, terceirizou esse serviço e cobrava pelas provas realizadas valores superiores ao contrato. Parte do dinheiro -- dizem -- era destinado aos diretores do Detran que foram presos ontem. O PSDB do RS também está envolvido no escândalo. Lair Ferst, conhecido e mal sucedido empresário do setor calçadista, arrecadou fundos e chefiou a campanha de Yeda. Ontem foi o pior dia do governo Yeda. E foi apenas o começo. Quarenta milhões é muita grana. A investigação da Polícia Federal deve ir a fundo. Para onde foram esses quarenta milhões?

2 comentários:

PoPa disse...

Se corretamente investigada, esta falcatrua não vai parar no ex-presidente do Detran. Afinal, a coisa já existia antes dele e é impossível que não haja um "controle superior" na maracutaia. A outra explicação possível, é que ele não tem nada a ver com isso e é assunto de arraia miúda (difícil crer).

Mas vendo todas as informações repassadas pelos jornais, não é como andam falando, que o esquema era muito bem feito. Era muito mal feito! Fácil de detectar e de destruir. Como atravessou um governo e meio sem que o TCE ou a CGE tivessem - pelo menos - indícios de que algo de podre havia por ali?

Convanhamos, é estranho...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pampa, hoje o Diego Casagrande apresentou dados complicados contra o José Otávio Germano, o irmão dele estaria envolvido com o esquema.