Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Picaretagens Petistas



Hoje a Polícia Federal prendeu diversas pessoas tendo em vista os escândalos envolvendo a estatal federal CGTEE, que tem no comando integrantes do PT do RS. Os dirigentes petistas da estatal, como Sereno Chaise, se anteciparam e procuraram a imprensa para comunicar que o escândalo não é com eles, mas com um tal de diretor da companhia, chamado Carlos Marcelo Cecin que deu aval da estatal -- o que é proibido por lei -- para conseguir empréstimo para uma empresa paranaense de energia, comandada pelo petista gaúcho Alan Barbosa, em contrato bancário com um banco de fomento alemão.



Picaretagem das grossas. Nenhum banco vai conceder empréstimo, sem checar os estatutos e contratos sociais das companhias envolvidas -- apenas com a assinatura de um diretor. Houve outras assinaturas no contrato.

Resumo da opera: tem gente presa na PF, ali na Av. Ipiranga em Porto Alegre, são eles, conforme informação da Zero Hora on line: Carlos Cecin, ex-diretor técnico e de meio ambiente da CGTEE; Alan Barbosa, diretor-presidente da Hamburgo (confira abaixo quem são as empresas envolvidas); Iorque Barbosa, presidente da Cooperativa Riograndense de Eletricidade Ltda (Coorece); Joceles da Silva Moreira, antigo advogado da CGTEE; e Júlio César Azevedo Magalhães, presidente da Elétrica Jacuí (Eleja). O homem que estaria na Alemanha é Erwin Alejandro Jaeger Karl, representante da CCC Machinery.

No site da estatal federal Eletrosul constatei o seguinte vínculo de Carlos Cecin, Alan Barbosa e Joceles da Silva Moreira com o PT do RS:

"Com Alan Barbosa - também exservidor da CEEE e filiado ao PT - , Cecin ajudou a erguer a Cooperativa Riograndense de Eletricidade (Coorece). Trata-se de uma cooperativa de trabalho, em que todos os participantes são autônomos. Foi um período em que Cecin ganhou pontos junto à cúpula do PT. O resultado veio dois anos mais tarde. Com a vitória de Olívio Dutra para o Piratini, foi ungido como diretor da CEEE. Alan era visto como uma espécie de "assessor informal". Dezenove meses depois, quando deixou o Brasil para uma viagem inusitada: foi para a Índia em busca dos conhecimentos de Mohan Chandra Rajneesh, o líder espiritual Osho. - Ele sempre foi místico, mas nos surpreendeu quando resolveu viajar - diz um petista. De volta a Porto Alegre, no final do ano, Cecin se dividiu entre assessoria ao então presidente da CEEE, Vicente Rauber - seu amigo pessoal - , discussões sobre energia no PT e encontros com seguidores de Osho na Namastê (Centro de Meditações Ativas e Bioenergéticas), na Cidade Baixa. Com a vitória de Lula, Cecin assumiu a direção técnica e de meio ambiente da CGTEE. Nos bastidores, especulou-se que Cecin assumiria a presidência da estatal. Ele formava uma trinca com Alan - que seguia como "assessor informal" - e o advogado Joceles Moreira, assessor jurídico. - Quem iria discutir com aquele homem? - recorda um dos diretores. Cecin convenceu o presidente da CGTEE na época, Júlio Quadros, a viajar ao Paraná e conhecer usinas de energia abastecidas com resíduos de madeira. Ele e Joceles defenderam a aquisição de parte da Winimport, empresa proprietária das três usinas em construção, o que foi rejeitado pelo conselho da estatal. Começava ali a derrocada do todopoderoso. "

2 comentários:

@line Baladão disse...

Maia, este artigo esquece de citar que o advogado Joceles da Silva Moreira também foi Diretor Superitendente do Banrisul Armazens Gerais S.A. no governo do Olívio Dutra, ou seja, há tempo está turma apronta por aí.

Anônimo disse...

Antes tarde do que nunca, mas eh melhor avisar o sr blogueiro que sua fonte nao passa da ZERO HORA.

"minha fonte eh a eletrosul" ahahahahaha

melhor checar melhor da proxima vez!

tchau!