Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 1 de novembro de 2007

O Incrível Hulk na Favela


O incrível Hulk -- não o Huck do Rolex -- está chegando nas favelas do Rio de Janeiro. É verdade, gente. Não é lorota do dono do depósito. Está na Folha de hoje. O pessoal está filmando o novo filme do heroi da Marvel na favela Tavares Bastos que -- dizem -- tem uma vista maravilhosa para a Bahia de Guanabara. O "cenário da favela" está impressionando os americanos:
A produção de "Hulk" fez obras e pinturas no local. Reforçou lajes e paredes, fez pontes, caixas d'água falsas e plantou antenas parabólicas cenográficas. Na pedra onde Brian Jagersky -dublê de Edward Norton (Bruce Banner, o homem que vira Hulk)- vai escorregar por dez metros, parte da vegetação foi cortada."É surpreendente. A cada vez que viemos aqui muda o cenário, o ritmo de construções dos moradores é muito rápido", comentou o francês Cyril Raffaelli, coreógrafo das cenas de ação de "Hulk" e de "Duro de Matar 4". "Não tem problema, há muitos lugares bons para filmar, só precisamos nos adaptar", comenta Stoneham Jr., maravilhado com o visual da favela. "É fantástico. Em Los Angeles, isso valeria milhões."

4 comentários:

PoPa disse...

Ele está certo, a vista valeria milhões em qualquer parte do mundo, inclusive ali, no RJ. Esta pode ser a saída para as favelas dos morros cariocas: transferir os moradores para lugares urbanizados, dando a eles toda a infraestrutura necessária para uma vida confortável e lotear os morros para os ricos. Parece neoliberal demais? Mas é uma saída interessante e até mesmo social, pois daria condições de vida digna para aquele pessoal. E, de quebra, resolveria o problema do tráfico. O que achas, Maia?

Anônimo disse...

A sua idéia não é inédita, pobre pamba. Anos atrás um dos maiores patifes da política brasileira, um tal de Brizola, queria nos enviar, moradores da Tavares Bastos, (alguns que vivem aqui há mais de 50 anos)para pequenas caixa de fósforos lá na Vila Kennedy, e toda a nossa área, que tem uma maravilhosa vista da Baia da Guanabara (é realmente linda), seria dividido em 5 lotes (imagine só...toda nossa área em apenas 5 lotes) que seriam vendidos para milionários... Não deu certo, pois Bob Nadkarni, correspondente internacional e morador da Tavares Bastos, roubou os planos e mostrou aos moradores. Eles foram ao local onde já começavam a construir as casas e botamos fogo em tudo. Depois disso, o Brizola nunca mais conseguiu votos suficiente para nada. E... não. Não resolveria o problema do tráfico. Pois são os ricos que financiam o tráfico e a violência nos morros. Você deveria reavaliar suas idéias. Em todo caso, você é bem vindo para nos conhecer. Nossa crianças do Ballet da comunidade foram aceitas na Escola Estadual do Ballet do RJ, tocam violino e violoncelo na Orquesta infantil da Petrobras, temos noites de JAZZ & Bossa Nova. Brasileiros e estranjeiros são bem vindos e sobem o morro sem medo. Sem violência... sem tráfico... e sem os ricos querendo tomar o que a nosso. Contamos do apoio, isso sim, do BOPE. Pois é a tropa de elite que nos ajuda a viver em paz.
Todos são bem vindos a nos conhecer: www.jazzrio.com

PoPa disse...

Malu, não sabia desta idéia do Brisola, mas o que eu referia era usar o dinheiro que pudesse vir de um loteamento destes e fazer lugares realmente aprazíveis para o povo. Nada de caixas de fósforos, mas algo que usasse toda a grana do tal loteamento. Ou fazer a urbanização das favelas, com ruas, iluminação, postos médicos e policiais. Mas, mesmo assim, teria que haver a saída de muita gente, para que isso fosse possível.

E claro que o financiamento do tráfico é dos consumidores. E estes estão praticamente isentos de culpas e punições pela nossa lei atual. Bater forte no consumo seria melhor para todos. Colocar a cara do consumidor nos jornais, para que a vergonha tomasse conta, pelo menos.

Entrei no site agora. Bela apresentação!

Anônimo disse...

Infelizente, meu amigo pampa, O governo não tem interesse em nos ajudar e os ricos acham que vivem num outro país onde tem uma lei para eles e outra para os pobres. Muitos colocaram suas esperanças neste ou naquele governo (agora, sim, as coisas vão mudar)e o que continuamos vendo é nossas esperanças reduzidas à uma fatia de pizza. Aí, vamos fazer Carnaval, Pan Americanos, Copa do Mundo. Vamos nos alegrar, vamos torcer, vamos festejar. (Pão e Circo, lembra?) Vamos distribuir algumas cotas para parecer que nos importamos... Infelizmente até as desgraças servem para desviar nossa atenção dos problemas reais.
O Rio se tornou uma cidade violenta porque as pessoas vivem com medo de tomar uma atitute. De limpar seu quintal e ajudar o vizinho a limpar o dele. Você leu sobre as mulheres no tráfico? Muitas se envolvem porque seus filhos se envolveram e querem ficar perto deles. Ou seja é mais fácil fazer parte do problema do que resolvê-lo. Meu grande medo é chegarmos a um ponto de onde não tem volta. Então...estamos aqui. Vivendo um dia de cada vez pois tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Curtindo alguns momento de paz, alegria, com velhos amigos, com novos amigos, esperando que o que temos e o que sentimos se espalhe e renove nossas esperanças. De repente... pode dar certo. Você é bem vindo. www.jazzrio.com