Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 27 de novembro de 2007

O Fabuloso Mundo Gauche


Li no Diario Gauche de hoje mais uma crítica ácida ao jornal Zero Hora. Volto depois.

O Fabuloso Mundo Zeagá
Muito meiga a matéria de Zeagá sobre o furto de cãezinhos poodle de duas idosas de Caxias do Sul (foto). As senhoras donas dos jaguarinhas atribuem às diligências da Polícia Civil o retorno de seus mascotes. É matéria de capa do jornal do bairro Azenha. Que relevância notável! O Rio Grande ardendo na crise estrutural tucana e Zeagá tratando de frivolidades perfunctórias.Sabe-se que a RBS faz pesquisa para tudo, mas só não entende o motivo do declínio continuado na venda de Zeagá. Eles detectaram nessas sondagens que o leitor gosta de ver fotos e matérias de animais, pássaros e mascotes em geral. Podem cuidar, todo dia tem bichinho, cachorrinho, gatinho no jornal. Querem passar uma imagem de preocupação com a natureza. Uma preocupação em abstrato, óbviamente. O resultado é um jornal-magazine completamente sem personalidade, com textos indigentes, e editorialização total dos fatos e acontecimentos que tem aroma de política. O que salva são algumas fotografias de bons profissionais (todos certamente com salários de fome).Gostaria de conhecer o editor genial que inventou aquele bordão "Para seu filho entender", onde eles procuram "desenhar" com palavras acontecimentos palpitantes. É hilário. Nível de asinino fundamental, estágio de cognição desumana, remetendo ao elo perdido.Essa matéria de hoje - com foto e chamada de capa - é constrangedora. A pieguice municipal pinga de cada vocábulo e ainda abre brecha para exaltar o trabalho da Polícia Civil estadual, submersa numa crise sem precedentes e sofrendo a cada dia o contraste do êxito ascendente da Polícia Federal. Zeagá quis melhorar a auto-estima da polícia estadual e só conseguiu afundá-la em perfumarias de poodles coquetes e veneráveis senhoras solitárias.


O dono deste empório diz:

A ZH não trata -- e nem deve tratar -- apenas de política. Se tratasse apenas de política já teria fechado há muiiiito tempo. Se o diario gauche coloca também suas frivolidades, frugalidades e futilidades nas suas páginas, por que a ZH não pode fazer o mesmo? A esquerda brasileira (porque a européia não tem mais isso) tem um ranço que não consegue superar: a de que ela é que tem a inteligência, o bom entendimento e o bom senso para pautar os debates e seus conteúdos e definir as prioridades. Se isso não é Stalinismo puro, o que é Stalinismo? Se a capa da ZH mostra uns poodlezinho perdidos e recuperados para a felicidade das vovózinhas que ficaram satisfeitas com a polícia sempre alerta, essa mensagem pode parecer frugal, piegas e ideológica para os consumidores da grife Guevara, mas pode ter sido motivo de grande emoção para outras pessoas. Que bom que vivemos a diversidade.

3 comentários:

PoPa disse...

Pois olha, leio a ZH todos os dias bem cedinho e, pode parecer até piegas, gostei da reportagem com as velhinhas e seus poodles! Mais ainda, porque mostrou que empedernidos policiais resolveram ir atrás dos cachorros, por perceberem sua importância para as donas.

Interessante que o Gauche também gostou, pois leu a reportagem...

Carlos Eduardo da Maia disse...

O gauche, PP, sempre lê a ZH. Acho que ele é assinante.

PoPa disse...

Eu acho que sou um pouco esquisito, pois não vou a lugares que não gosto. Por isso, não entro mais nos blogs de esquerda nem comento neles. Fazia isto, mas reparei que eles não gostam de ser contrariados... prefiro ler aqui as bobagens deles! hehehe