Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


domingo, 11 de novembro de 2007

Profissão? Político


O dono deste blog sempre atirou pedra no pensamento caduco, porque seus atores - definitivamente- não acreditam em democracia. Acham eles que se trata de um ideal burguês. Acho limitado este ponto de vista. Mas esse pessoal também não deixa de ter razão se dermos uma olhada na qualidade e nos interesses dos nossos políticos. É o fim da picada.

Há quanto tempo estamos discutindo reforma política? E por que ela não vem?
Há, por acaso, interessa que ela venha?

Na Folha de hoje a demonstração do óbvio: Ex-políticos são maioria em TCEs do país
Maior parte dos 189 conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados teve cargo político; só 19 membros são técnicos45% dos conselheiros são ex-deputados estaduais e 7% exerceram mandato de deputado federal

A política para os políticos que controlam e fiscalizam os políticos. Está tudo em família, restrito a mesma casta de sempre. Profissão? político.

O que esses políticos sabem sobre administração pública? O que eles sabem sobre contas?
14 dos 189 conselheiros (7% do total) dos TCEs têm formação superior em contabilidade.
52% dos políticos dos Tribunais de conta são bacharéis em direito e o cargo é vitalício. A remuneração é para lá de boa. É o grande cabidão....
A verdade, verdadeira é a seguinte: ninguém leva muito a sério os pareceres dos Tribunais de Conta, porque movidos a interesses políticos e partidários. Esses interesses são sempre parciais.

Por isso a Polícia Federal anda bombando por ai. E o capitão Nascimento começou a prender o pessoal do colarinho branco.

Nenhum comentário: