Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Quem quer Petróleoooo?


A Petrobrás anunciou hoje a descoberta de uma imensa reserva de petróleo e gás na bacia de Santos, no campo de Tupi, onde foi comprovada reserva recuperável de 5 bilhões a 8 bilhões de barris.

Certamente é uma grande notícia.

A toda-poderosa ministra Dilma já soltou seus foguetes -- de olho em 2.010 -- disse ela: a descoberta pode transformar o Brasil em exportador de petróleo.

Mas antes que o Brasil consiga a carteirinha para ingressar no clube privé da OPEP temos que resolver a questão do gás. Gastou-se uma fortuna em gasoduto para trazer gás da Bolívia. O Evo resolveu estatizar as reservas da Petrobrás que ficou a ver navios. Já está faltando gás por ai. O governo já fala em aumentar o preço do gás em até 25%, conforme divulgou o Folha UOL.

Mais uma promessa de campanha descumprida, porque lembro bem, o Lula prometeu - antes da eleição of course -- que o preço do gás não iria subir. Semana que vem o Lula vai conversar com o Evo. Não sei exatamente o que um vai dizer para o outro. O Evo é intransigente, o Lula -- dizem -- é negociador. Mas tudo está a indicar que o Brasil -- que quer entrar na OPEP -- vai aumentar o preço do gás. Tadinhos dos taxistas.

Um comentário:

PoPa disse...

A "descoberta" foi feita e divulgada em 2005. Não chega a ser estranho que se divulgue novamente, um dia após o comandante ter tido um surto público: "Vamos achar gás, vamos comprar gás..."

E, dois dias após, a divulgação do balanço com lucro inferior ao que esperava o mercado. Com as ações valorizando absurdamente, vamos ver como o mercado vai reagir na segunda feira.