Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Escutando o Telefone e Fazendo Pirotecnia


Muito alarde se faz sobre a Polícia Federal do governo do Lula-PT. Dizem que ela funciona porque é o PT que está comando. Dizem, se fosse outro grupo político, a PF não funcionaria assim. Pode ser que sim e pode ser que não. Mas uma coisa é certa, A PF funciona hoje melhor do que nos governos anteriores por uma série de motivos, mas um deles, talvez o mais importante, é que ela tem acesso a certas provas que antes não haviam, não existiam. Ou então, porque para colher certas provas era necessário formalidades para lá de absurdas como, por exemplo, avisar o investigado de que ele está sendo monitorado. Brincadeira. Lembram a absolvição do Collor ? O STF entendeu que inquérito policial estava viciado, A PF recolheu os computadores do PC Farias sem autorização judicial. E todas as provas estavam ali. Arquivos que não puderam servir como prova , sob pena de contaminar a árvore do processo (fruits of the poison tree). Hoje com a escuta telefônica autorizada judicialmente em processo sigiloso tudo ficou mais fácil. E essas geringonças da modernidade (celular, computador) deixam rastros. E tudo fica armazenado, mesmo os arquivos que foram para a lixeira. Esse tipo de prova é recente. E a questão da pirotecnia tem um lado importante que demonstra que a PF está em alerta, monitorando as picaretagens. Afinal, tudo é questão de gestão. E gestão eficiente parece ser assunto que está além das ideologias.

3 comentários:

PoPa disse...

Sem esquecer que, antes de Collor (foi idéia da equipe dele), o sujeito podia descontar um cheque polpudo, sem se identificar. E ficar endossando ad eternum o mesmo cheque. Isto acabou e serviu para rastrear muita sacanagem desde então (até do próprio).

Benedictus Blackwhite disse...

Meu caro, agradeço-te a visita ao meu blog, em especial, a tua generosa inserção de meu humilde trabalho aos seus favoritos. Com a bênção do santo padre, despeço-me.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Benção, santo padre....