Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Joel Cabeludo, o Herói da Vila Areia


A Vila Areia fica ali, na beira da free-way, o principal acesso a Porto Alegre. O turista, o viajante que chega de carro a Porto Alegre dá de cara com essa vila e seus casebres.

Como qualquer favela de periferia de grande cidade brasileira são os traficantes que tomam conta do lugar.

Na Vila Areia o dono do lugar é o Joel Cabeludo, 27 anos, traficante. Porto Alegre vivenciou ontem o seu dia de tropa de elite. Joel Cabeludo detém em sua morada, no centro da favela, um bom aparato de câmera de vídeo e de dentro de sua residência ele controla e monitora os passos dos apertados becos daquela localidade. Se um policial chega perto, ele dá um tiro. Foi isso que aconteceu e vitimou o soldado Emerson Cerbercerlaq Ventura, 33 anos, e feriu dois policiais civis.

A partir daí um confronto de seis horas e mais de uma centena de tiros, um dos mais violentos confrontos policiais nos últimos anos na Capital terminou com a rendição do traficante, que entrou em um camburão da BM saudado por moradores da vila como herói.

Isso mesmo, o traficante foi aplaudido pelos moradores da Vila, como heroi.

Diz a Zero Hora:
Ao sair pelo beco, foi aplaudido por dezenas de moradores, pendurados em janelas e muros, onde gritavam o nome dele.- É uma boa pessoa - berrou uma mulher, em meio à multidão. Levado ao Denarc, ele foi autuado pela morte do PM e por tentativa de homicídio contra dois policiais civis, além de porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

Este Brasil é mesmo um país roubado. Onde não existe Estado, o vilão, o traficante é o grande heroi. E tem gente que acha que o capitão Nascimento não tem razão.

7 comentários:

PoPa disse...

Este povo deveria ser preso junto com o marginal. Na mesma cela, de preferência.

Uma coisa é conviver com os traficantes, por absoluta necessidade. Outra, bem diferente, é aplaudir o bandido. Aí já é cumplicidade...

Carlos Eduardo da Maia disse...

É difícil, Pampa, é um povo sem oportunidade. Que veio do interior a procura de emprego e não encontrou. É uma qualidade de vida, infelizmente, muito baixa. É complicado..... É reflexo de um estado que não funciona.

PoPa disse...

Maia, acho que a grande maioria destes é de Porto Alegre mesmo. É a geração que foi criada nas ruas, nas sinaleiras. Se nossa capital não investir na retirada destes menores das ruas, o futuro vai ser assim mesmo.

Anônimo disse...

Fiquem com esses governos neoliberais que promovem a competição entre as pessoas mesmo sem dar as mesmas condições ,e ainda pedem paz entre as pessoas...

O liberalismo só dará certo quando todos FOREM IGUAIS Ssenão será essas desgraças que vocês choram....

Bem feito srs. conservadores, aguentem as consequencias....

PoPa disse...

hehe,legal a constatação do Victor. Ele parece não se importar com a violência (vocês...) e acha que a Venezuela (não seria liberal) é um paraíso para viver. Cuba também deve ser e o Vietnã do Norte... Na verdade, o Brasil está nesta nhaca porque não se decidiu ainda pelo liberalismo. Fica nesta de politicamente correto, deixando as coisas acontecerem. Lula está há cinco anos no poder e nada mudou. Seria ele um liberal travestido?

Anônimo disse...

Julgar e fácil no mínimo a policia entrava quebrando tdo mundo por lá por isso aplaudirao tal atitude

Anônimo disse...

Sou morador da vila areia e vitima de policias truculentos,vou para o serviço as 6:00 da manha e volto as 21:00 dou graças ser a minoria que ainda obetem emprego é horrivel chegar em casa e ver meu filho 3 anos e 5 anos me ver apanhar de policias muitas vezes cansado da jornada faminto e humiliado muitas das vezes eu desempregado meu filho tinha fome e Joel deu de comer nao tinha dinheiro pra comprar remedio pras crises de meu filho aonde o estado nao disponibiliza tal remedio quem socorreu me nestas horas? O estado que nao! E minha visinha que teve um avc e a ambulancia que comunicou que nao podia ir até la acho que porque a minha visinha era uma moradora da favela o submundo quem a levou ao hospital preciso responder? Agora multiplica por centenas de crianças e velhos famintos e doentes abandonados pelo chamado estado que so conheço em epoca de eleiçao com suas promessas de dias melhores que nunca chegam. hoje ao presente ano de 2013 pasados 6 anos do episodio de 2007 nada mudou e ta ai a resposta bem clara para os que estao neste momento com a pança cheia bem agassalado do friu o filho aquecido longe da realidade miseria o porque dos aplausos ao Joel e nao se surpreendam ainda o aplaudimos pois a sociedade que nao conhece miseria e filho com fome aplaude criminosos de gravata que rouba verbas das creches postos de saude e merenda das crianças nas escolas e nao venham me falar a o engravatado nao matou ninguem e vos digo matou sim tambem quando roubou as verbas do hospital e nao tinha gasolina para hambolancia socorrer minha visinha do avc que por falta de socorro na hora certa dias depois morreu qual a diferença dos aplausos si vc ainda vota e aplaude estes poque me critica si aplaudo Joel que apenas matou pra nao morrer e aonde fica as qualidades dele ou se esqueceram que ele tbm nasceu aqui e foi um miseravel faminto reflitam antes de julgarem para ser justos