Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 24 de março de 2010

Conversa com o Medalhão

De que lado está Aécio?

Conversei com um medalhão do PMDB gaúcho. A noite estava agradável e tomamos espumante gaúcho numa festa de aniversário em uma simpática cobertura deslumbrando a vista noturna de Porto Alegre. Falamos sobre as eleições aqui no Rio Grande do Sul e no Brasil. Ele me disse: a Yeda vai surpreender, o pessoal do interior gosta dela. Ela tem repassado recursos aos municípios sem atrasos, o que nunca ocorreu antes.  Muitos  prefeitos querem que ela se reeleja.

Perguntei, você acha possível um segundo turno entre Yeda e Fogaça? Ele respondeu. Acho que não. O PT tem sempre 1/3 dos votos no Rio Grande do Sul. Tarso vai ao segundo turno. E Tarso prefere Yeda. O Fogaça, ele me disse, não pode dizer que apoia Dilma. Se ele fizer isso, ele perde pontos junto ao seu eleitorado. Fogaça tem de se manter neutro.

Perguntei: e a eleição no Brasil?  Ele disse: vai ser decidida em Minas. No sul, sudeste e centro oeste, a exceção do Rio de Janeiro, vai dar Serra. No Riiio e no nordeste vai dar Dilma. Tudo vai ser decidido em Minas e o Aécio é peça essencial nesse tabuleiro.

Arrisquei: será que Aécio vai ser vice de Serra? Muito improvável, ele me disse.

5 comentários:

Fábio Mayer disse...

Tem lógica, porque MG é um estado meio nordeste meio sudeste... será o fiel da balança.

senna madureira disse...

Seu amigo deve ter faltado as aulas de matemática.

Rio, São Paulo e Minas são colégios eleitorais que decidem eleições.

Dilma, no Rio, não tem chance.

O responsável será um gaúcho, ex-corrupto e ex-chefe dos "anões do orçamento".

Serra ganho o que disputa em São Paulo, seja governador, prefeito ou sindico do prédio onde mora, em Moema.

Fala sério, Maia !

A melhor coisa é ouvirmos os outros com a mente aberta e a boca fechada.

Preciso seguir tal receita.

guimas disse...

A idéia de que Aécio será o fiel da balança já foi lançada há algum tempo, e acredito que o objetivo é pressionar Aécio a "detonar" o diálogo com Lula e com o PT (e isso ainda não funcionou).

Quanto às eleições no RS, Fogaça vai obviamente ser eleito, com o discurso de que virá "pacificar" a política no Estado. Yeda tem poucas chances de um segundo turno, na minha opinião (a rejeição é muito alta).

Ou seja, teremos mais oito anos de atraso aqui no RS.

PS.: O artigo com "verdades" de Roberto Jefferson foi plagiado do equilibradíssimo Olavo de Carvalho. Quase morri de rir quando li. Será que a Folha vai se desculpar por não ter um filtro de bobagens menos, digamos, "complacente"? A sociedade democrática brasileira aguarda ansiosamente.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Fábio, acho que a eleição vai ser decidida mesmo em Minas.

É bom saber, Senna, que Dilma não ganha no Riiio. Pelo seu comentário vejo que você aposta todas as fichas no Serra.

Guimas, eu sempre desconfiei que o Roberto Jefferson não tinha muitas qualidades (apesar de ele ser sim inteligente e se expressar bem e com senso de humor) para escrever aquele artigo.
Eu acho apenas que o grande atraso que o RS pode sofrer é voltar a praticar uma administração ideológica, retomando ideais estatistas e atrasados e quem mais se aproxima disso é inegavelmente, Tarso Genro, este é o legítimo candidato do atraso.

Anônimo disse...

"Tarso Genro, este é o legítimo candidato do atraso."

O problema é que o contrário do teu atraso é a incompetência. E Fogaça já demonstrou que incompetência é uma de suas características. Outra é a inércia. Sentar e não fazer nada, sem emitir opiniões, é com ele mesmo.

Enquanto isso, ficamos com o discurso de "administração ideológica" (como se Yeda e Fogaça não tivessem suas ideologias), e "ideais estatistas" (discurso de 1998).

Só faltou dizer que estás com medo.