Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 31 de março de 2010

Parabéns, Judith Brito, Pela Sua Sinceridade


Leio no Diário Gauche de hoje a seguinte frase da Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais - ANJ:
- A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação. E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo [Lula].


Falou bem e foi sincera a Judith Brito. Em lugar nenhum do mundo socialmente desenvolvido existe controle social da mídia. O controle da mídia deve ser exercido pelo Poder Judiciário.É claro, é evidente que a mídia é um grupo empresarial e vai seguir a sua linha editorial de acordo com os seus interesses. Não vamos ser hipócritas. Uma mídia não é e nunca foi parcial e tem sim seus preferidos, isso é absolutamente normal e ocorre em qualquer país do mundo. Diversos jornais americanos divulgaram seu apoio a Obama, nas eleições. E acho que o mesmo deveria ocorrer com os jornais brasileiros. A Folha deveria sim admitir que apoia Serra. Qual o problema da Folha apoiar Serra e da ZH apoiar o Fogaça? Não existe imparcialidade. Mas a mídia, durante todo o governo Lula, nunca foi golpista. Ou será que estampar o vergonhoso contrato de financiamento do PT com Marcos Valério, na capa da revista Veja é golpe? É claro que não. E assim deve seguir a linha editorial da Veja. Os insatisfeitos que criem seu órgão de mídia, o povo é que vai escolher em quem acreditar.

O que ocorre é que parte da esquerda brasileira -- que adora fazer um barulho imenso quando é oposição -- tem grandes dificuldades de receber críticas quando é situação. Parabéns, novamente, à Judith Brito pela sua grande sinceridade.

2 comentários:

PoPa disse...

O interessante na FSP, é que ela dá liberdade aos seus jornalistas e comentaristas. A grande maioria, aliás, é pró-governo. Em um jornal do lado de lá, outros teriam a mesma liberdade?

charlie foxtrot disse...

É ridícula essa raiva dos jornais que fazem oposição. E mesmo que a Veja ou a Carta Capital não publiquem na contracapa, em letras garrafais, sua posição política ou partidária ela é mais do que evidente para seus respectivos leitores.

Mais ridícula (e perigosa) é a tentativa que surge de tempos em tempos na esquerda mais raivosa de tentar impor meios de subjugar esta liberdade de publicação.

Que vão plantar batatas esta turma de lunáticos que ainda sonha com o paraíso comunista da economia planificada e líderes iluminados a la Stalin.

O ideal de imprensa dessa gente é o Pravda e o Granma!