Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 4 de março de 2010

Reflexões Sobre a Ignorância

Apenas para ilustrar, nada mais do que isso, essa foto é uma releitura do disco da grande Grace Jones

Como diria o grande Renato Russo, ainda é cedo, cedo, cedo  para se definir quem vai ganhar a próxima eleição que acontecerá apenas em outubro. Estamos em março. Uma coisa é certa, tal como aconteceu nas últimas duas eleiçoes que este país  elegeu Lula, o Brasil mais esclarecido, mais culto e mais educado vai votar no Serra e o Brasil menos esclarecido, menos culto e menos educado vai votar na Dilma.

O  Brasil, este "pa-tro-pi "como cantava  o Simonal,  não é nem dos mais e nem dos menos cultos, ou educados ou esclarecidos. O Brasil é de todos, e ganha quem tiver mais votos. Os votos de Dilma estarão concentrados no norte e nordeste brasileiro, região que constumava votar na Arena e no PDS, na época da ditadura militar. Os votos do Serra virão do centro sul do Brasil. Por isso uma pergunta que não pode nunca sair do ar: a quem interessa a ignorância, a falta de educação e a alienação? Ora, aqueles que se beneficiam com ela. E quem são eles?

6 comentários:

Átila disse...

Engraçado que quando os "menos esclarecidos" do norte e nordeste eram os que votavam em peso no FHC ninguém reclamava. Depois que começaram a votar no "operário" virou defeito.

guimas disse...

"Engraçado que quando os "menos esclarecidos" do norte e nordeste eram os que votavam em peso no FHC ninguém reclamava."

Sem falar que o que o blogueiro quis dizer, na verdade, é "quem é mais esclarecido votará em Serra".

Fora sua opinião pessoal e o "wishful thinking" da galerinha anti-petista, não há nada que sustente essa tese.

E mesmo se fosse assim, os "esclarecidos" brasileiros, depois de oito anos do governo dos ignorantes (ou menos esclarecidos) só conseguiram a candidatura do "inoxidável" José Serra. Eu, esclarecido que sou, esperaria um pouquinho mais desse grupo tão superior.

Carlos Eduardo da Maia disse...

FHC nunca teve o controle absoluto dos votos do nordeste. Concordo até que ele pegou aquela herança dos votos do PFL no nordeste, do ACM etc... mas é importante lembrar que FHC sempre se elegeu no primeiro turno, ao contrário de Lula. Não tenha dúvidas Guimas, que as pessoas com mais escolaridade, com nível superior, não vão votar na Dilma, vão votar no Serra -- que faz parte da mesma linha ideológica da Dilma. Isso é tão certo como fazer água quente. A diferença entre Dilma e Serra é que este não vai fazer -- espero -- as baboseiras que o governo Lula tem feito sobretudo na política externa.

guimas disse...

Eu gosto das pataquadas da galerinha anti-petista: de repente o mais importante é o posicionamento da política externa do governo. E mais, essa ilusão direitosa de que Lula está a reboque de Hugo Chavez. Só me faz rir, e muito. Depois da risada, me cai a ficha de que o Maia realmente acredita nessas coisas. Aí vem a tristeza e eu posto algo aqui.

Maia, confundes a elite econômica do Brasil - que tem mais escolaridade - com a elite intelectual (que está bem quietinha, no seu canto, como sempre esteve). Se disseres que os mais ricos votam em Serra, concordo plenamente. Se queres dizer que os mais inteligentes votam em Serra, estás sendo um elitista de nariz empinadinho.

No mais, é muito divertido ver os anti-petistas esperneando. Como nada mais colou em Lula, agora o problema é o Irã! Votem em Serra por causa do Irã!

É hilário demais.

Neto disse...

Nem todos os que moram no Nordeste são "menos esclarecidos" como se supôe, embora sejam maioria concordo.

No entanto, esse "jogo malicioso de votos" sempre irá acontecer, seja numa importante eleição para presidente de um país quanto para ser síndico de um prédio.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo, Neto, não se pode generalizar.