Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 26 de março de 2010

Mídia Faz Muito Bem em Escancarar Para o Brasil o Caso Nardoni


Menos Patrulha Ideológica, Please!

Recebo do Felipe Oliveira a seguinte mensagem:

É impressionante o que a mídia faz apenas para ganhar dinheiro. Transformaram o Tribunal do Júri num gigantesco circo em busca de audiência. A tragédia que foi a queda da menina do prédio transformou-se numa "Indústria do Ibope" sem nenhum escrúpulo.
Tenho a convicção que o casal Nardoni realmente tem culpa no cartório neste caso, mas nada justifica o massacre diário em todas as redes nacionais de TV e nos principais jornais do país.
Além disso, quantas meninas e meninos são barbaramente assassinados, estuprados e torturados no Brasil todos os dias sem que a imprensa dê uma linha sequer?
Depois ainda não sabem porque perdem audiência e vendem cada vez menos jornais.
Precisamos urgentemente repensar o papel da mídia, sob pena de assistirmos apenas grotescos Big Brothers, 24 horas por dia.

Discordo Integralmente.

Com o julgamento dos Nardoni a sociedade brasileira está refletindo para um problema crônico e presente: a violência infantil que não ocorre apenas nos lares das famílias de baixa renda -- que não recebem, de forma mais intensa, os holofotes da mídia --, mas também nas residências da classe média. Ou seja, as pessoas que têm acesso a uma boa educação, saúde, cultura, melhor qualidade de vida também fazem barbáries como a que ocorreu neste caso.

E a possível condenação dos Nardoni vai mostrar para o Brasil que quem faz atrocidades como essa -- não importa a classe social --  é punido e  vai para a cadeia.

Um dos grandes problemas do Brasil é a impunidade. Vejam o caso do Guilherme de Pádua e sua ciumenta namorada Paula Thomaz que deram 12 tesouradas no peito da atriz Daniela Perez. E os dois circulam livremente pelas ruas do Brasil, como se nada tivesse acontecido.

Se esse caso ocorresse nos EUA e em qualquer outro país do mundo socialmente desenvolvido o "circo" seria igual. É evidente que a mídia está atrás do dinheiro e da audiência, mas o julgamento não está sendo transmitido. Nem mesmo fotografias dos Nardoni, no julgamento ou fora dele, se consegue. Este blogueiro tentou pesquisar pela web e não conseguiu nenhuma foto recente do casal.

O circo faz parte da vida e os incomodados que peguem o controle remoto e mudem de canal. Por favor, deixem a sociedade brasileira refletir sobre um crime bárbaro que chocou a nação. E menos patrulha ideológica, please!
 

4 comentários:

Ogro Zen disse...

Maia,
nesta tragédia penso nos 2 pobres filhos sobreviventes com pai e mãe presos: e coitadinhos deles quando ambos estiverem soltos! Será que o bom velhinho não descolava prá eles uma casinha "muito engraçada"cantada pelo titio Vinícios que não tinha teto, não tinha parede, mas, principalmente, não tenha janelas?

charlie foxtrot disse...

hehe

Bom comentário.

PoPa disse...

O Caso Nardoni não tem nada a ver com a impunidade brasileira. Tem a ver com uma coisa meio novelesca, absolutamente fora dos padrões. Pais matam filhos há muito tempo e filhos matam pais também. Se são pobres, não dão mídia, acabam ficando algum tempinho presos e logo estão fora. Acho até que a cobertura exagerada da imprensa pode abrir um precedente de anulação deste julgamento, cuja condenação era mais que esperada, era exigida.

A turba na frente do tribunal, antes de ajudar, criou um clima meio estranho. Não acho que isso seja bom para a justiça, em si. É como uma catarse pública a exigir o sangue dos criminosos. Esquisito...

charlie foxtrot disse...

O espetáculo faz parte. Alguém aqui duvida de que se ainda existisse enforcamento em praça pública, a praça não lotaria a cada suplício?