Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 25 de março de 2010

Porto Alegre Iluminada


Detesto ser puxa-saco de político. Fui crítico do prefeito José Fogaça (PMDB-RS)  porque ele resolveu fazer uma demagogia: convocar a população de Porto Alegre para um plebiscito sobre o projeto Pontal do Estaleiro. Resultado, 1,8% da população da cidade disse não e o projeto não vai sair do papel. Enquanto isso, aquele local nobre continua abandonado.

Mas tenho notado uma mudança significativa nas ruas de Porto Alegre. Impossível não notar essa diferença. Porto Alegre está super bem iluminada, sobretudo nas artérias principais. Nunca Porto Alegre esteve tão bem iluminada como hoje. Existem exceções, evidentemente, como por exemplo, por incrível que pareça, na entrada da cidade, de quem vem da BR 116 ou da Free-Way, onde vândalos adoram roubar os cabos de eletricidade.

E essa mudança na iluminação pública tem motivação tecnológica. Trata-se da   troca das lâmpadas de vapor mercúrio pelas de vapor de sódio, nos 80,5 mil pontos de iluminação da cidade e que terá uma  despesa reduzida de 30%. .Esse projeto chamado "Porto Alegre + Luz" representa uma despesa total de R$ 33.499.446,00, conforme site da prefeitura..

E a Prefeitura parece que está trabalhando na direção certa. Muitos prédios estão sendo notificados para colocar o lixo na rua a partir das 17: 30 h para impedir que eles sejam abertos e derramados na calçada sujando a via pública, como ilustra bem o Iotti, na charge abaixo.

Parabéns ao Fogaça.




.

Nenhum comentário: