Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 16 de março de 2010

Entre David e Golias ou Maguila e Holyfield

Lula homenageia as vítimas do holocausto em Israel, bem que faz, poderia fazer melhor.

Com todo o respeito aos lulistas -- e tenho sim bons amigos que são lulistas -- ele faz lembrar um pouco a história do nosso boxer Maguila. O Brasil inteiro tinha a certeza absoluta  que o Maguila era o ó do borogodó, até que um dia ele foi enfrentar o grande campeão, o americano Holyfield. Logo no início da luta parecia que o Maguila era tudo aquilo que diziam. Até que ele levou um soco do Holyfield e foi para o chão, todo torto e inconsciente.

Na inglória  luta entre David - o judeu  -- e Golias -- o filisteu palestino - quem vai ganhar?

Lula está  em Israel e tenta fazer o que ninguém até hoje conseguiu fazer,  construir a bandeira da paz entre Israel e os árabes palestinos. Uma missão impossível, uma tarefa hercúlea.

Esteve nessa região de conflito crônico , semana passada, o vice-presidente americano, Joe Biden que ficou p... da cara, porque o governo israelense anunciou a construção de 1.600 novas casas em Jerusalém oriental.  Comenta-se que é a pior crise rise diplomática entre os Estados Unidos e Israel nos últimos 35 anos. Em consequencia, o  governo americano suspendeu o encontro de seu enviado especial para a região, George Mitchell, com o presidente de Israel, Shimon Peres, nesta terça-feira, à espera das respostas para uma série de demandas feitas na sexta-feira passada, segundo informações do Estadão.

E Lula chega a Israel exatamente no vácuo dessa crise.  Pode sim aproveitar a oportunidade, apesar de todo meu cetisismo. Lula quer ser o árbitro do conflito, mas algo lhe falta. Talvez um pouco mais de diplomacia, um pouco mais de visão em relação ao conflito, ao contexto. Dizem que Lula cometeu uma gafe ontem por não ter homenageado a memória de um lider israelense. O  bom negociador tem sim de fazer as homenagens protocolares. Isso faz parte da boa estratégia de negociação. Lula começou com o pé esquerdo.  Nem Israel, nem os palestinos e nem o Irã vão se curvar assim tão facilmente para o nosso pop presidente. Maguila teve todos os êxitos do mundo, mas na hora H fracassou. Lula está em fim de mandato, há boatos dizendo que ele pretende se candidatar a Secretário-Geral da ONU, mas percorre, como se vê, alguns caminhos tortos e equivocados.


Um comentário:

Bípede Falante disse...

O oscar deveria ir para ele.