Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 29 de março de 2010

Tulpan ou Nem Todo Filme Off Hollywood É Bom


Sábado de tarde. Nada para fazer. Entrei no shopping e fui ao cinema. O único filme disponível é Tulpan do Cazaquistão, direção de Sergei Dvortsevoy. Como gosto de filmes off Hollywood fui correndo ver. Moral da história, nem todo filme off Holywood é bom.

Sim, é interessante assistir cenas de um país desconhecido do outro lado do mundo, a vida dura nas estepes do Cazaquistão. O dia a dia dos pastores que devem casar para ter seu rebanho. O diabo é que ASA, o personagem principal, tem orelhas grandes e Tulpan -- a menina mulher que não aparece no filme -- não gostou das orelhas grandes de ASA.

E  ASA estava folheando as revistas do mundo ocidental e percebeu que o príncipe Charles tem orelhas grandes. Ora, se um príncipe pode ter orelhas grandes, porque ASA não pode ter?

Juro, certas horas o  filme cansa, dá nausea, é muita poeira, é muito rebanho de ovelha, é muita ovelinha morta, tem uma cena de 5 minutos que mostra o nascimento de uma ovelha no meio daquela poeira. É muito movimento de câmera de um lado para o outro e, ao mesmo tempo, é muito tempo de câmera parada.

O ponto alto do filme talvez seja o som. O som da poeira, o som do vento, o som da menina que canta as  canções do Cazaquistão, o som dos rebanhos, o mugido das ovelhas, dos carneiros, dos camelos, dos burrinhos, do som do grupo Boney M. cantando "Rivers os Babylon".

Nenhum comentário: