Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Altercom e o Controle Social da Mídia



Leio no Blog JornalismoB,  que o pessoal da esquerda resolveu criar uma entidade chamada Altercom - Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação.

Se eu fosse sócio de uma empresa de comunicação ou empreendedor neste setor eu não gostaria de ver essa empresa ligada à Altercom que defende abertamente o controle social (por quem, cara pálida? pelos Emir Saders da vida?) da mídia.

O ato político, que aconteceu no dia 10 de abril teve a presença dos seguintes políticos, segundo o Carta Maior:
senador Renato Casagrande (PSB) dos Deputados Paulo Teixeira (PT), Luiza Erundina (PSB), Manuela D’Ávila (PCdoB), Brizola Neto (PDT)e Rui Falcão (PT), para a formação de uma frente parlamentar de apoio à Altercom.

A Altercom contará com um grupo de conselheiros que participarão das atividades e debates propostos pela entidade. Estão confirmados os nomes de : Luis Fernando Veríssimo, Ricardo Musse, José Luis Fiori, Ladislau Dowbor, Laurindo Leal Filho, Venício Lima, Emir Sader, Moacyr Scliar, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ermínia Maricato, Carlos Alberto de Almeida, Emiliano José e Maria Victória de Mesquita Benevides.

Segundo o Blog Jornalismo B:


Foi feito o batismo da Altercom, uma congregação de comunicadores preocupados em fazer a coisa bem feita, respeitando os princípios éticos da profissão e lutando por uma comunicação democrática, social. Para quem vem perdendo as esperanças no jornalismo feito por aí, o que é muito compreensível, pode ter na Altercom uma verdadeira alternativa para um jornalismo de qualidade. Para uma comunicação decente.

Foi publicada sua carta de princípios. Ela não deveria precisar existir, já que seu conteúdo traduz o que seria a comunicação verdadeiramente cidadão, expressa uma síntese do jornalismo. Mas do jornalismo teórico, não do prático, e por isso sua razão de ser. O Jornalismo B se une à campanha para que a Altercom dê certo, e a pluralidade finalmente tenha lugar nos nossos meios de comunicação. E para que ela transcenda esse espaço, atingindo o governo e forçando uma regulamentação que chegue a toda a mídia. Um tanto utópico, mas não impossível.



Segue a carta.



ALTERCOM



Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação



Carta de princípios



A ALTERCOM é uma entidade associativa de empresas e de empreendedores, de iniciativa individual ou coletiva. Nasce com o objetivo de representar e dar legitimidade aos setores da sociedade que lutam por uma comunicação democrática, E para defender a diversidade, pluralidade informativa e a liberdade de expressão para todos.



MISSÃO



Constituir-se em um canal democrático de interlocução que possibilite a defesa da liberdade de expressão e que contribua para a formação de uma cidadania crítica, atuante e participativa.



PRINCÍPIOS e Objetivos



1. Congregar os setores empresariais e os empreendedores que lutem pela liberdade de expressão e pensamento;



2. Lutar pela produção de conteúdos que representem a diversidade da cultura brasileira;



3. Lutar por um marco regulatório que garanta a democratização da comunicação, em especial nas concessões públicas de rádio difusão e telecomunicações;



4. Lutar pela criação do Conselho nacional de Comunicação Social, com ampla participação da sociedade brasileira, conforme decisão da 1º Conferência Nacional de Comunicação (Confecom);



5. Defender os princípios dos direitos humanos, principalmente o direito à comunicação, e garantir o direito à diversidade, combatendo qualquer forma de discriminação;



6. Lutar por novos critérios que garantam a democratização da aplicação dos recursos de comunicação do estado brasileiro em seus três níveis, municipal, estadual e federal;



7. Apoiar a constituição de fundos de fomento para produtores de conteúdo;



8. Apoiar a realização periódica da CONFECOM.



9. Constituir uma rede de de compartilhamento de informações e conhecimento;



10. Constituir-se em um espaço para formação e debates sobre comunicação;



11. Lutar pela universalizaçã o do acesso à internet via banda larga e contra qualquer tipo de restrição ao uso da internet.



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Um pouco mais sobre a Altercom, aqui.



Postado por Cris Rodrigues



Publicado em Multimídia
Tagged Altercom, cidadania, comunicação democrática, Confecom, democracia, diversidade, liberdade de expressão, mídia independente, pluralidade




2 comentários



Participei da fundação e o 11º ponto da carta foi sugestão minha para que os blogueiros fossem totalmente integrados à organização!=)



Minahs impressões: http://tsavkko.blogspot.com/2010/04/altercom-e-enfim-fundada.html



por Raphael Tsavkko 12 abril 2010 at 1:24 pm





Responder



Duvido que um empreendedor de comunicação concorde com os termos (burocráticos) desses princípios e objetivos que impõe um controle (exercido por quem?1) sobre a mídia.

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