Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fraude? Que Fraude?


Gráfico pescado do Blog Amigos do Presidente Lula

Vocês, sinceramente, acham que o Datafolha -- que tem um nome a zelar -- iria praticar fraude na pesquisa que Serra está 10 pontos na frente de Dilma?

Está na lei, quem manipula pesquisa comete crime. E todos os dados de uma pesquisa são públicos e estão disponibilizados no site do TSE. Quem quer conferir basta acessar.

E tem gente que foi buscar fraudes na pesquisa do Datafolha e os Blogs ligados à candidatura de Dilma se apressaram em identificar a fraude do Datafolha. O fato do Datafolha ter entrevistado mais pessoas em São Paulo do que em outros estados não significa absolutamente nada. O importante é que o peso de S. Paulo, o seu percentual em relação aos demais estados, de acordo com o IBGE, seja observado. E assim agiu o Datafolha, que entrevistou mais pessoas em S. Paulo do que no resto do país e manteve o mesmo peso, a mesma proporção de S. Paulo.

Para espancar dúvidas o  diretor do Datafolha, Mauro Paulino, deu uma entrevista ao Terra Magazine:

"Sempre que nós colhemos as amostras para ter um resultado também por Estado, há aumento no número de entrevistas", diz. "Mas isso não significa que o resultado final não seja ponderado para que represente cada Estado". Em outras palavras, afirma Paulino, o número de cidades paulistas na pesquisa aumentou devido à pesquisa sobre preferência eleitoral para o governo de São Paulo, feita paralela e simultaneamente ao levantamento presidencial. Quando se pondera a intenção de voto sobre essa nova amostragem, o cálculo é feito de maneira a não alterar o peso populacional específico de um determinado Estado. "Mesmo que tenha aumentado o número de entrevistas feitas em São Paulo, o peso atribuído a cada uma delas é proporcional ao número de eleitores no Estado de São Paulo", esclarece. "Só haveria uma distorção se você não ponderasse os resultados de acordo com o peso eleitoral de cada Estado", completa.

5 comentários:

PoPa disse...

Nem importam as pesquisas. A guria não tem nem o pedaço que sempre vota no pt. Vai ter que se esforçar muito para atingir isso aí. E estão fazendo bobagem ao deixar o Ciro de fora. Ele teria condições de empurrar esta disputa ao segundo turno. Mas parece que eles tem medo de ser ele na disputa e não ela...

Mas está ficando boa esta disputa!

Fábio Mayer disse...

Desde que me conheço por gente, político nenhum admite estar atrás em pesquisa. E todas as pesquisas são ditas manipuladas.

É uma discussão meio ridícula essa de correligionários procurando indignação.

ZEPOVO disse...

Não existe motivo para preocupações companheiros, mesmo não vencendo todas as batalhas vamos vencer a guerra.
As pesquisas devem ser encaradas como posições, tendências ou mesmo previsões do momento, apenas isso.
E podem existir sim pesquisas "mexidas" apesar das normas, técnicas e explicações, a motivação é enorme e a criatividade necessária é "mato" no meio.

guimas disse...

Quando eu estava na faculdade, um professor de estatística comentou, a respeito de pesquisas eleitorais, que a melhor maneira de "arranjar" o resultado é mexer na amostra de dados. Curiosamente, o exemplo que ele usou era: "Se queres que o PT aparece na frente, é só entrevistar mais gente na restinga". Estavamos, naquela época, próximos de uma eleição para prefeito em POA. Acho que era 1992.

A explicação do diretor do Datafolha é um embuste. "Ponderar os dados" é uma maneira sofisticada de dizer que "ajeitou os dados" cientificamente.

Se o gráfico de barras está correto, o Datafolha pisou na bola.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Lembro que na eleição para prefeito de 2004, as pesquisas indicavam o PT vitorioso em Canoas, Pelotas e Caxias e empate técnico em Porto Alegre. Resultado: O PT perdeu em todas as cidades.