Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 15 de abril de 2010

La Différence


Eu sou daqueles que acha que a administração do "lulismo de resultados" é boa -- vá lá, regular. Mas não voto na candidata do PT, por uma série de motivos. Uma coisa é um presidente ter  popularidade e outra, completamente diferente,  é ver essa popularidade revestida em votos para uma outra pessoa que não se elegeu nem para ser síndica de prédio.

A propósito sobre o assunto, comentário de um anônimo petista  no diário gauche que achei pertinente:

Digo e repito, essa estratégia de dar como certa a rejeição da população ao governo FHC pode ser tiro no pé. O governo FHC é impopular entre os petistas (embora amem a política econômica do véio). Mas foi no governo dele que as classes baixas começaram a ser integradas ao mercado consumidor. E o povo sabe disso (tanto que o elegeu duas vezes). Se eu fosse a Dilma, não confiaria cegamente nessa estratégia. Armaria um plano B.

5 comentários:

Ogro Zen disse...

Maia, acho a tal de bolsa-família mais carismática que os 2 líderes das pesquisas de intenção juntos...

guimas disse...

Essa vai ser a tônica da campanha de Serra: dizer que o que o governo Lula acertou foi "iniciado" ou "copiado" de FHC, e que quando o governo Lula errou, errou sozinho.

Se é essa toda a "inteligência" que os tucanos têm a oferecer, agradeço. Mas é desonesto, elitista, pouco democrática e, convenhamos, falsa.

Serra pode vencer, mas se perder, perderá porque o tucanato ainda não percebeu que o país mudou, o PT mudou, e eles não estão com essa bola toda.

Sem evoluir, PSDB e DEM vão diminuir até sumir - o DEM já esgotou-se, e está pendurado a Serra para obter uma réstia de poder. Sem o governo federal, os tucanos tenderão a isolar-se em São Paulo, e provavelmente perderão Aécio. O PSDB precisa urgentemente sair de 1998.

Por outro lado, tem muita gente que não percebeu que Dilma ainda é desconhecida para a maioria da população desinformada, e que assim que seu nome for ligado a Lula, ultrapassará Serra - é a tendência que todas as pesquisas (menos a do Datafolha) mostram.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, o Ogro Zen é que está com a razão, o grande cabo eleitoral dessas eleições vai ser o bolsa família.

Não acho falso, nem desoneste e elitista dizer uma verdade. De fato, o governo Lula copiou toda a política econômica do governo FHC -- isso é inegável. E agora Lula e Dilma dizem que só eles podem tocar essa politica??

De que lado, Guimas, está a hipocrisia?

charlie foxtrot disse...

Se a campanha do Serra fizer esta afirmação (que o governo Lula foi continuação do FHC e que se errou, errou sozinho) não vejo nada errado. Oras, ele realmente continuou a política econômica, e os erros que ele cometeu são responsabilidade dele.

guimas disse...

Nossa, isso é muito divertido. O anti-petismo está tão perdido que acabaram-se os argumentos. Mas vamos lá.

Esse reducionismo - "o governo Lula copiou toda a política econômica do governo FHC -- isso é inegável" é tão fraco e falso que só um militante partidário pra aceitar assim, com tanta certeza, sem discussão.

A politica econômica é parecida? Sem dúvida. É igual? Não, não é. Onde é diferente? Deixo esta resposta como tema de casa para os tucanistas pesquisarem. Se fosse igual, teria o mesmo resultado, não teria? Curiosamente, o resultado foi diferente, vejam só.

E sim, o Ogro Zen está correto, para desespero de toda a turminha liberal: o assistencialismo do Bolsa Família rende votos, quem diria! E, de quebra, ainda melhora a vida da população significativamente! Que coisa surpreendente. Se algum político esperto tivesse essa idéia antes... Epa! Perece que alguém teve, e vejam só, virou um presidente super popular!

Mas sabe porque eu chamo de desonesto, elitista e pouco democrático o argumento de "acertou porque copiou e errou sozinho"?

É desonesta porque é reducionista e simplista - a política econômica de Lula é diferente em aspectos significativos (olha o tema de casa aí gente). E não explica porque em 2002 a economia brasileira era frágil (dolar a R$ 4,00) e em 2008 estava forte (a história da marolinha).

É elitista porque baseia-se no conceito de que "só nós sabemos fazer certo". Isso é bobo, desagregador, e vai contra os princípios de união que o blog tanto preza. Aliás é simbólico ver FHC discursar que "quem tem Serra e Aécio não precisa de mais ninguém". Explica muito.

E é pouco democrática porque de maneira direta exclui novas idéias do debate. É a velha história do "pensamento único": o correto é assim, de outro jeito, não dá, é errado.

Repito: os tucanos estão ainda em 1998. O Brasil mudou, felizmente pra melhor. Eu quero é que os tucanos mudem pra melhor também.