Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Maluquices e Politicagens



Dilma quer colar Serra em FHC -- aquele que venceu duas eleições no primeiro turno. E Serra diz que pode fazer mais do que Lula. Este vai ser o debate político este ano.

O PT não quer apenas  comparar os governos Lula e FHC  quer que esse seja o mote do debate político eleitoral deste ano. Aqui no Rio Grande do Sul, todas as vezes que o PT elegeu um tema como prioritário para discussão na campanha política não teve bons dividendos eleitorais. A população -- que é sábia -- não caiu no conto. Lembro que Tarso Genro dizia que Germano Rigotto iria fazer como Antônio Britto:  queria privatizar o Banrisul. O Olívio Dutra também disse que a Yeda Crusius iria privatizar o banco estatal gaúcho. Tarso e Olívio perderam as eleições e o Banrisul, infelizmente, continua nas mãos da politicagem.

Vejam como são as coisas: ontem a Dilma deu uma alfinetada nos tucanos -- que defendem juros mais baixos para o Brasil se desenvolver -- dizendo que não se pode baixar juros feito "maluco". Na época de FHC a discussão era exatamente a mesma, mas o PT é que queria reduzir os juros e os tucanos diziam que os juros deveriam baixar de forma gradual.

E o MST anuncia o famoso "abril vermelho" para pressionar Dilma a se posicionar a favor da reforma agrária. Duvido que Dilma diga alguma coisa a favor ou contra o MST. Duvido.

7 comentários:

guimas disse...

"Dilma quer colar Serra em FHC -- aquele que venceu duas eleições no primeiro turno. E Serra diz que pode fazer mais do que Lula. Este vai ser o debate político este ano."

Duas coisas: primeiro, vencer as eleições no primeiro turno não significa nada demais. Olívio Dutra venceu Britto em 1989 em Porto Alegre no primeiro turno. Teria (provavelmente) perdido no segundo, se este tivesse ocorrido. E, ademais, Lula teve mais votos (em %) do que FHC, nas duas eleições, o que dá a ele mais legitimidade, falando em termos democráticos.

Segundo, se o tema de Serra vai ser "podemos fazer mais", teremos uma campanha vazia. Por favor, que se diga fazer mais o quê, exatamente? E fazer como? Ficar nesse nhém-nhem-nhém de "vamos fazer mais" é coisa do Fogaça, e todos sabemos no que dá isso. Que venham propostas, novas idéias, debates inteligentes.

A cada dia que passa fica mais evidente que o PSDB hojé é igual ao PT de 1998: vazio, fazendo oposição por oposição simples, sem nada a acrescentar. Deus nos livre (e livrou) do PT de 1998.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, atrás do Serra não tem um Stédile, o pessoal do MST, não vai ter um Emir Sader e sua politica de ressentimento, não vai ter os aloprados, não vai ter o Chávez pressionando. Pode ter o Reinaldo Azevedo, o Jabor a seu favor. Mas prefiro mil vezes o Reinaldo do que o Emir. Prefiro mil vezes o Jabor do que o Stédile. Prefiro mil vezes que o Brasil se alinhe com o Chile do Piñera do que com a Venezuela do Chávez. Este é o "poder mais" que o Serra deve propor

guimas disse...

Cruzes.

"Mas prefiro mil vezes o Reinaldo do que o Emir."

O que demonstra, escrito e assinado, que és alinhado ideológicamente (ideologia não era uma coisa horrível?) ao anti-esquerdismo (ou anti-petismo).

Ser alinhado às figurinhas que mencionaste não adiciona nada à campanha de Serra. É só um sectarismo meio elitista (Reinaldo Azevedo ou Arnaldo Jabor são mais chiques que Stédile e Emir Sader, nisso concordamos). Uma ilusão de que as idéias deles valem mais do que as dos esquerdistas. Em outras palavras, é o que tanto combates, um maniqueísmo. Um preconceito ideológico.

Caiste na tua própria armadilha, Maia. E, infelizmente, este é o teor do debate político que virá - não o das idéias, mas o do Fla-Flu - É como torcedores dizendo que "o meu time é melhor que o teu, e ponto final".

Mas, como sempre digo, continua. É bom ver a falta de chão com que se vê o anti-petismo funcionando. Elucidativo.

Anônimo disse...

Meu Deus, é melhor nos prepararmos para ouvirmos e vermos nos jornais manchetes do tipo: Serra foi assassinado!
A pressão do MST sobre a Dilma dispensa comentários: é cada uma que me aparece, meu Deus!

Perdoe-me a invasão repentina. Achei teu blog por acaso, e simplesmente não resisto à política.
Estou gostando. Logo mais tiro tempo para ler os post anteriores com mais calma.

Abraços.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sim, Guimas, estou mais alinhado ao Jabor do que ao Stédile ou Emir. Qual o problema? Estou mais identificado com o Serra do que a Dilma. Qual o problema? Prefiro a Yeda ou o Fogaça ao Tarso. Qual o problema?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Legal, Dilly.

I'll see you when I get there!

charlie foxtrot disse...

O problema, Maia, é que o Guimas não aceita muito bem a idéia de que pessoas não gostem do partido dele. Quando isso acontece ele aponta o dedo e, muito indignado, diz: seu anti-petista bob, chato e feio.

hehe