Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 26 de abril de 2010

E Dilma Virou Norma Bengell

Do Blog do Reinaldo Azevedo:

Vejam esta imagem publicada no blog oficial de Dilma Rousseff:




Ela ilustra uma biografia da pré-candidata cujo objetivo é demonstrar a sua participação em momentos importantes da história brasileira — e sempre ao lado da democracia, ora essa! Trata-se de uma montagem com supostas três imagens de Dilma: quando criança, numa passeata contra a ditadura e nos dias atuais. Tudo estaria certo não tivesse aquela imagem do meio sido retirada desta foto:



Passeata dos Cem Mil, realizada no Rio, no dia 26 de junho de 1968. Da esquerda para a direita, aparecem na fila as atrizes Tonia Carrero, Eva Wilma, Odette Lara, Norma Bengell e Ruth Escobar.


Este Blogueiro que gosta de dar uma de investigador foi procurar na web o tal do Blog da Dilma. Na verdade é o site Dilmanaweb.com.br e a foto continua lá, mas com uma nota de esclarecimento, em vermelho bem colorado, nos seguintes termos:


O blog Dilmanaweb lamenta profundamente a interpretação equivocada da foto que traz a atriz Norma Bengell participando de uma passeata contra a ditadura.

Jamais houve a intenção de confundir a sua imagem com a de Dilma, o que seria estapafúrdio, ainda mais se tratando de uma figura pública. O que se busca, ali, é ressaltar um momento da vida do país do qual Dilma participou ativamente. Outras fotos do blog fazem referência a esse momento em que os brasileiros foram às ruas pedir o fim da ditadura.
Dilma participou de todas essas lutas. Elas fazem parte de sua vida e da vida de milhões de brasileiros. Lamentamos eventuais mal-entendidos que possam ter ocorrido e tomaremos providências para evitá-los.

Meu pitaco.

A nota de esclarecimento é estapafúrdia. Além disso,  não convence. Talvez convença alguns cordeirinhos que gostam da cegueira. Na verdade, a  ementa saiu pior do que o soneto.
Seria melhor se o Blog da Dilma simplesemente retirasse a fotografia da Norma Bengell que se confunde sim com a imagem da Dilma.

Por que motivos, então, está a Norma Bengell e apenas ela entre duas fotos da Dilma?

Não tem justificativa, isso é apelação, manipulação e confusão. Não há outra explicação.

E o Blog Anakronikus já fez a sua versão:

9 comentários:

Anônimo disse...

Deixa ver se eu entendi, ela está a querer utilizar a foto da Norma, dizendo que é ela? Estes politicos são cómicos, acham que toda a gente é desmemoriada, :S .

guimas disse...

Mais, me diz: quando estavas a visitar o site da Dilma, só viste a foto que o glorioso Reinaldo Azevedo "denuncia"?

Conseguiste ver, também, dois quadros abaixo uma "Nota de esclarecimento" a respeito da foto?

PoPa disse...

realmente, teve uma "nota de esclarecimento", pois não poderia manter a história. Mas a nota também afirma que "O que se busca, ali, é ressaltar um momento da vida do país do qual Dilma participou ativamente".

Dilma não participou daquela passeata, em particular e acho que de nenhuma outra, pois estava ocupada em assaltar (ou planejar, segundo outras versões).

Claro que foi uma pisada de bola de algum dos tais profissionais de internet contratados. A idéia era colocar Dilma subliminarmente naquela passeata, mais por causa do cartaz (que está em outros locais do blog, sem a Norma), do que pela imagem. Ficou feio, sem dúvida!

Ainda a respeito da nota: só saiu quando houve a grita geral...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Estou de acordo com o relator, Pobre Pampa e fiz no texto do post as necessárias retificações e ratificações.

guimas disse...

Ainda estou tentando entender a relevância do assunto. E quanto à versão do "Anakronikus", coisa de gente descerebrada mesmo.

Quanto à retirada da foto do site.... quanta pobreza de espírito.

Mas esperar o quê do anti-petismo? Depois de anos discutindo irrelevâncias, por que esperar algo diferente desta vez?

Ogro Zen disse...

Maia, me diz: os Alquimistas, no "processo dialético" de transformar a candidata no Lula, transmutaram-na na Norma Bengel!?!

senna madureira disse...

A quem a turma da Dilma quer enganar?

Desconfio que a candidata está sem controle de sua campanha.

Se fazer passar por Norma Benguel é o maior mico.

A "nota de esclarecimento" é a velha história da emenda ser pior que o soneto.

charlie foxtrot disse...

eh eh eh

Jogada safada essa, hein! Eles conseguem ser bem criativos quando precisam...

charlie foxtrot disse...

E o anti-anti-petista conseguiu ver anti-petismo na denúncia de uma evidente sem-vergonhice.

Fantástico!