Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 28 de abril de 2010

Os Reacionários São Os Medíocres


Leio no Diário Gauche um post que até concordo em parte, se não fosse o último parágrafo.

Pois é impressão minha (ou nossa?), mas onde estão as revelações atuais da música popular brasileira? Onde elas andam, o que fazem? Onde navegam?

O post do DG é o seguinte, em vermelho bem colorado:

A má fase da música brasileira já dura alguns anos. Me apontem um grande nome surgido nos últimos tempos. Arrisco a dizer que a maior revelação da música brasileira ultimamente é Jorge Drexler, que é nascido no Uruguai, mas faz uma música brasileiríssima. Reparem, em cada composição do uruguaio - letra e música -, há uma forte influência da bossa nova, de Chico Buarque e até de Caetano Veloso. Drexler é um letrista refinado e um músico singular. Tem uma carrada de novas (ótimas) cantoras, tanto no RS, quanto no Brasil, mas parem para observar: o repertório que cantam é sempre antigo, músicas recorrentes, batidas, sem novidade alguma. Desolador.



Mas vamos escutar Caetano, nesta bela composição "O Estrangeiro". O cara devia cessar de discursar cucurbitáceas, dizendo tolices autorreferenciadas, narcísicas e reacionárias. Consegue ganhar de Roberto Carlos e Pelé, juntos.

Meu pitaco:

Estrangeiro é uma das grandes letras do Caetano. Sabem porque o Caetano é o Caetano? Porque ele insiste em criticar as patrulhas ideológicas que o acusam de reacionário. E ele não é. Reacionário são aqueles que insistem em formatar, de acordo com seus limitados ângulos de visão, as idéias dos outros. Os reacionários são os medíocres.

Ouçam o Estrangeiro do revolucionário Caetano:

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando dizes que o Brasil esta em crise cultural doi me a alma, o que dizer... Um pais que tem uma producao tao intensa.
Concordo contigo e preferivel mil vezes abrir horizontes do que querer formatar pessoas a um modo de pensar :)

PoPa disse...

todas as abobrinhas são cucurbitáceas, mas nem todas as cucurbitáceas são abobrinhas. Isto é discurso para acalentar bovinos...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Na verdade, Lou, depois da geração do Caetano e Chico, eles têm hoje 60 anos e da geração do Renato Russo e Cazuza, dos 40 e 50 anos, não surgiu no Brasil nenhum grande compositor ou poeta. Posso estar errado.

Popa, esse é o discurso típico de patrulha ideológica....