Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 20 de abril de 2010

Belo Monte de Problemas


MST, MAB (Movimento dos Atingidos por Barragem)  e Greenpeace se unem para protestar contra a construção da terceira maior usina hidrelétrica do mundo, a Belo Monte. O leilão eletrônico está marcado para hoje ao meio dia.

Os ambientalistas do Greenpeace deixaram em frente ao prédio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília cerca de três toneladas de estrume. Em cima duas placas:
"Belo Monte de... problemas" e "Belo Monte de m...".
Eu adoro este Brasil.  Só faltou o Cameron trazer seus avatares.

Ontem a Justiça Federal no Pará concedeu liminar suspendendo a licitação. O governo Lula quer reverter essa situação. Possivelmente vai conseguir.

Não sei exatamente as questões (pontuais)  que envolvem o litígio, mas elas geralmente são sempre as mesmas: área indígena, questões ambientais, relatórios de impactos ambientais, aprovação pelo Conama, Ibama etc. Uma lacuna sempre haverá. Os Rima´s geralmente oontém lacunas, ele nunca vai ser completamente conclusivo.  E direito ambiental diz respeito ao princípio da precaução, porque o dano ambiental muitas vezes é irreversível. E cabe ao Judiciário fazer a necessária mitigação entre a precaução do direito ambiental, o impacto da construção da usina em área indígena, as  contrapartidas que sempre deve haver (e que estão embutidas no custo do empreendimento)  e, por outro lado,  a necessidade de construir sistemas energéticos para o Brasil poder se desenvolver ainda mais. Uma usina hidrelétrica vai sempre causar impacto, isso é indiscutível, mas no Brasil qualquer lacuna é pretexto para fazer protesto. De que lado está a justiça e o direito? Eu não tenho dúvidas, as liminares caírão, vai ocorrer dano ambiental e a usina -- que é necessária para o desenvolvimento do país -- vai ser construída. Alguma dúvida?

Segundo o Greenpeace, essa era "a única maneira de resumir, em uma imagem, a herança maldita que o governo Lula deixa para o País insistindo nessa obra", disse o grupo em comunicado.

5 comentários:

ZEPOVO disse...

Acho que o Brasil deve tratar o GreenPeace como os europeus, povo mais culto os trata:
Taser, canhão de água e borracha!
Os franceses (força especial)fizeram melhor, explodiram e afundaram um barco do Greenpeace; Mas antes expulsaram os ativistas da embarcação com chutes e porradas...

charlie foxtrot disse...

Um caso absolutamente único em que eu apoio o governo e o ZEPOVO.

Anônimo disse...

A usina de Belo Monte é uma obra megalomaníaca-stalinista-geiseliana

charlie foxtrot disse...

NA verdade, depois que eu me informei da forma como vai ser feito o financiamento mudei de opinião. Oras, de que adianta ser iniciativa privada se quem paga é o contribuinte?

Pablo Vilarnovo disse...

Charlie - A tática é simples e está sendo repetida diversas vezes.

Primeiramente o governo inventa um projeto qualquer. Depois lanças as famosas PPP. Só que como é um governo popular as tarifas cobradas devem ser populares. Acontece que nem sempre o mercado proporciona isso. Aí as empresas dizem: "meu, se for para cobrar isso eu quebro. Não dá, é impossível". E o que o governo faz? Tome financiamento do BNDES. Crédito barato, regime de pagamentos camaradas. Tudo em casa.

Assim o governo aparece na mídia dizendo: "Tá vendo, nós somos pró povo! Conseguimos que os malvados capitalistas cobrassem barato!" Mas na verdade o barato sai do nosso bolso, do nosso imposto.

Aconteceu a mesmíssima coisa nas privatizações das rodovias. Apenas nesse caso, da Belo Monte, a coisa ficou tão evidente, tão ridicularmente demonstrado que não puderam esconder.