Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 19 de abril de 2010

As Capas da Veja

No Blog da Dilma o seguinte post: Veja: dois candidatos, duas medidas.


Em preto-e-branco, triste, enquanto Dilma olha para o lado com expressão séria, quase calculista. Referência aos "radicais do PT", alusões à sua ideologia (e contraste ao pragmatismo necessário para governar um país) e, claro, referência a um mundo "em crise".



O candidato olha diretamente nos olhos do (e)leitor em uma capa viva, colorida, enquanto procura sorrir abertamente. O texto faz alusão à sua vitória ("Brasil pós-Lula") e traz uma única chamada com a garantia (feita pelo próprio Serra) de que se preparou a vida inteira para ser presidente.



Capa que a revista TIME deu a Barack Obama quando este venceu as eleições. E... Interessante! só mudou a mãozinha! Bota ridículo nisso!

Meu pitaco:
A Revista Veja, como a Folha de S. Paulo, como a Zero Hora, como o Estado de S. Paulo torcem pelo Serra, apoiam o Serra. 90% dos consumidores da Veja vão votar no Serra. Por que a Veja não pode fazer uma capa mais melhorada com o Serra do que com a Dilma? Isso, por acaso, é errado ou imoral?

5 comentários:

guimas disse...

"Isso, por acaso, é errado ou imoral?"

É sim, e é só porque estes órgãos não abrem o voto. Se declaram imparciais e a "serviço do Brasil". Mas estão a serviço de seus próprios interesses.

E se colocam acima do bem e do mal, acima inclusive da justiça.

E eu podia passar o dia escrevendo as coisas erradas e imorais que estes órgãos fazem ou já fizeram.

charlie foxtrot disse...

O estranho é que quando eu vejo o sr. Guimas falar, tenho a impressão de que não existe "mídia" apoiando o PT. E se existir, certamente não são tão MAUS quanto a malévola Veja.

eh eh eh

PoPa disse...

Bem, eu assino Veja porque ela não apoia a candidata de da Silva... E não assino a Caros Amigos pelo mesmo motivo.

O que está errado em uma e em outra, é que não abrem o voto diretamente. Acho que deveriam deixar esta imparcialidade fajuta de lado e fazer o que deve ser feito.

guimas disse...

Raramente concordo com o PoPa, mas dessa vez fecho com a opinião dele. Tem que abrir o jogo e deixar de tentar ser o dono da verdade.

E, Charlie, é óbvio que existe mídia apoiando o PT, Carta Capital é uma delas. E é tolinho esse conceito de que eu acho a Veja "má". Tão tolinho quanto achar que Veja é um instrumento da democracia. Não é. Veja defende interesses bem definidos, e estes não são os mesmos que uma sociedade democrática deseja.

Ah, e como o blogueiro sempre menciona, leitores da Veja são uma "minoria participativa".

Fábio Mayer disse...

Não vejo nada de anormal.

As duas capas tem mensagens positivas.

E Dilma Roussef nunca foi conhecida por sua simpatia, Serra, por ser político de palanque há mais tempo tem mais propensão o sorriso, embora ele não seja exatamente um entendido no assunto.

E a Capa de Dilma reflete muito a própria atitude do PT, em sentir-se perseguido por tudo e todos e sair do radicalismo mais extremo para o uso de idéias dos "inimigos" como Lula fez em seu governo.

E bem dito, não pretendo votar em nenhum dos dois... não me agradam.

Por outro lado, não vejo absolutamente nada de mal em órgãos de imprensa escrita optarem por algum candidato.

"Caros Amigos" certamente não tecerá loas a José Serra... Nem o jornal do MR-8 o HoraH, etc... Há dezenas de publicações ligadas a partidos ou movimentos de esquerda que sequer colocariam um candidato presidencial que não lhe agrade na capa. Veja, não gosta de Dilma mas lhe deu capa... é uma diferença enorme de tratamento.

Acontece que TV e Rádio são concessões públicas, devem guardar imparcialidade. Mas jornal e revista não, eles podem ser parciais, dentro da observância da lei.