Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 13 de abril de 2010

A Sociedade dos Medíocres


Dizem que a Yoani Sanchez é agente da CIA, que é blogueira comprada pelo imperialismo americano, e tem gente que acredita nessa história. Até pode ocorrer de ela ter acesso a certas facilidades para enviar seus posts do seu Blog, tendo em vista o forte controle ideológico na ilha da dinastia Castro. Até pode ser, mas o que ela diz é a mais profunda verdade. É muito bonito se falar em sociedade igualitária, onde todos são iguais e gentis, mas na prática, na prática isso nunca ocorreu por um motivo muito simples: nós não somos iguais. Até Freud, no capítulo V do excelente Mal-Estar na Civilização coloca em dúvida o ideal marxista de igualdade, analisando essa perspectiva igualitária do ponto de vista psíquico.  A suposta igualdade cubana é imposta a golpes de tirania, de absoluto controle ideológico exercido não apenas pelo governo mas por militâncias que vestem a grife Guevara e desfilam cantando palavras de ordem da chapa branca. Esse pessoal é dedo duro. E nesse contexto, surge uma blogueira que consegue dizer ao mundo o que efetivamente ocorre por lá. E tem gente que faz vistas grossas, que a acusam de mentirosa, porque, na verdade, eles também defendem essa suposta igualdade que nivela a todos na mesma pobreza e mediocridade.

Do Blog da Yoanni Sánchez, o seguinte post:


O Estigma da Prosperidade

Para os cubanos da minha geração a ideia de almejar o êxito implicava no padecimento de um terrivel desvio ideológico, não somente se pretendia sobressair no âmbito pessoal como também no profissional ou econômico. Nos educaram para sermos humildes e nos impuseram a norma de que ao receber algum reconhecimento público, era obrigatório sublinhar que sem a ajuda dos companheiros circundantes haveria sido impossivel obter resultado semelhante. O mesmo ocorria com a simples posse de um objeto, o desfrute de uma comodidade ou a “malsã” ambição de prosperar.


A pretensão de ser competitivo era castigada com etiquetas muito difíceis de serem retiradas do nosso prontuário, como as acusações de autosuficiente ou imodesto. O êxito tinha que ser - ou parecer - comum, fruto do esforço de todos sob a sábia direção do Partido. Assim aprendemos que a autoestima tinha que ser dissimulada e que tinha que se por rédeas no entusiasmo empreendedor. Os medíocres tiveram lucros nesta sociedade que acabou por cortar as asas dos indivíduos mais atrevidos, enquanto potencializava o conformismo. Eram tempos de ocultar os bens materiais, demonstrar que éramos todos filhos de proletários abnegados e afirmar que odiávamos os burgueses profundamente.


Alguns fingiram que abraçavam o igualitarismo, porém na realidade acumulavam privilégios e amealhavam fortunas, enquanto repetiam, nos discursos, os chamados à austeridade. Eram os que continuavam dizendo nas autobiografias que vinham de uma família pobre e que sua aspiração principal era servir a pátria. Com o tempo seus colegas de trabalho descobriam que por trás da imagem de ascetismo se escondia um desviador de recursos do Estado, ou um acumulador compulsivo de bens materiais. A máscara da frugalidade, ainda hoje, continua em seus rostos, mesmo que seus abdômens volumosos digam o contrário.

8 comentários:

ZEPOVO disse...

Yoani é uma contradição em sí, além de provar que Cuba não é tão fechada como ela mesma diz, pois pode divulgar seu blog a vontade prova que a miséria não é tão grande em Cuba, pois um PC não é barato não meu irmão, e no documentário que assisti na TV ela e seu grupinho usam equipamentos portáteis muito modernos.

Yoani tem similares no Brasil, o Coturno Noturno o Laguardia e outros são iguais.

Quem acompanha o Blog da Yoani acha que Cuba é um inferno.
Quem acompanha o Blog do Coronel acha que Lula chefia uma máfia brasileira.
Quem acompanha o Blog do Laguardia acha que o Brasil é a casa da mãe Joana

E por último mas não o menos importante:
Quem acompanha o Depósito do Maia não sabe que os brasileiros amam Lula e que a esquerda brasileira salvou o Brasil de um futuro mediocre!

Resumindo, o Blog da famosa cubana não é exatamente uma foto de Cuba, como os outros blogs que citei, inclusive o seu, não retratam a situação, o pensamento e a realidade atual brasileira,
sorry friend...

charlie foxtrot disse...

Cuba é um paraíso, Lula e a turminha do PT são modelos de honestidade e seriedade e o Brasil é um país muito organizado e tranquilo.

Pelo menos, é o que parece lendo o ZEPOVO.

charlie foxtrot disse...

Na verdade, ZEPOVO, boa parte da esquerda brasileira ainda está lamentando a Intentona de 35. Na verdade, desconfio que o senhor faça parte deste grupo, mas posso estar errado, claro.

Estou?

guimas disse...

Na verdade, o Brasil era um país organizado e tranquilo até 2003, quando a horda de bárbaros stalinistas tomou o poder e transformou o país em um imenso gulag de mediocridade.

Pelo menos é o que parece a quem lê o blog e os comentários do Charlie.

"Na verdade, ZEPOVO, boa parte da esquerda brasileira ainda está lamentando a Intentona de 35."

Nisso concordo de verdade. Sério. Só que, na verdade, Charlie, boa parte da nossa direita ainda lamenta o fim da ditadura em 85. E está apoiando Serra.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Prezado Zé, entre a visão de Cuba da Yoanni e a do Granma ou do Rebelión ou do Carta Maior qual é a mais sincera?

Como disse no Post, Yoanni tem certas regalias que a imensa maioria dos cubanos não tem, ela pode acessar a internet e livremente postar em seu Blog as mensagens. Os outros cubanos não têm essa liberdade. E isso, por si, já mostra o quanto autoritário é aquele regime que o governo Lula insiste em apoiar.

Sei que os brasileiros amam Lula, Zé, mas não concordo que a esquerda brasileira salvou o Brasil da mediocridade. Acho que o Brasil poderia estar melhor se fosse mais aberto e não resvalasse em certos vícios ideológicos, como por exemplo, na nossa catastrófica política externa.

Guimas, nunca apoiei a ditadura militar. Pelo contrário, apoiei o seu fim.

Guilherme disse...

O Maia parece bipolar. Esquizofrênico.

"Acho que o Brasil poderia estar melhor se fosse mais aberto e não resvalasse em certos vícios ideológicos..."

Mais aberto do que está? O que está fechado? O Brasil que quer abrir o Irã a negociações! A pressão dos EUA é justamente no sentido de sanção - fechar-se ao Irã!

Cruzes, que dificuldade de coerência.

"Guimas, nunca apoiei a ditadura militar. Pelo contrário, apoiei o seu fim."

Não foi isso que eu disse. O que disse é que a galerinha que sente saudade da ditadura tá fechada com o Serra. Isso não significa nada pra ti?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guilherme, o Brasil nunca foi um país aberto. As dificuldades burocraticas para se abrir uma empresa são imensas, se for uma multinacional, então, é enorme. O que estou dizendo é que o governo Lula desliza e resvala ao propor medidas estapafúrdias como, por exemplo, o controle social da mídia. O Brasil resvala porque não tem que ficar dando trela a um governo tirano como o do Ahmadinejad, como o do Chávez ou como o de Cuba. O Brasil não tem de se alinhar com essa gente. O Brasil tem de se alinhar com países que não são tiranos como a imensa maioria dos países latino americanos e europeus e africanos etc. Uma bomba atômica nas mãos do Irã é uma bomba atômica nas mãos do terrorismo e do radicalismo islâmico. É nisso que o governo Lula resvala.

Estrela do Mar disse...

Toda a discussão sobre o blog da Yoani é legítima, como sobre todo e qualquer blog e até jornal, revista ou canal de informação (privado ou não) que pretenda relatar ou discutir temas da esfera da política. Há sempre subjectividades, emoções, simpatias pessoais, convicções políticas próprias a emprestar um certo colorido a cada texto. Mas, o que podemos somar de informação sobre Cuba, de várias fontes e ao longo de um tempo já longo o suficiente para lhes dar credibilidade, pela consistência da mensagem, sustenta o que se relata neste blog, seja lá de que janela ela veja correr essa realidade, e seja lá qual seja o valor do computador que ela usa para comunicar. E é triste.