Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Afghan Star


Tenho vontade de conhecer o Afeganistão. Gostaria de tirar férias em Kabul, conhecer as montanhas de Kandahar e assistir ao show do  Afghan Star.

A HBO tem mostrado um documentário muito legal sobre o  Afghan Star. Nos tempos de Taleban era proibido cantar, dançar e fazer qualquer coisa legal. Só se podia  fazer aquilo que os radicais intérpretes de Maomé permitiam.

E por isso o Afeganistão -- que viveu uma idade de ouro cultural na década de 80, na época do xá -- é um país que passou, infelizmente, por  período de  grande lacuna cultural. Nesse período de trevas  não se formaram cantores, atores, astros de tv, etc.
E quando (é bom que se diga) os EUA libertaram os afegãos do regime tirano dos Talebans houve um refluxo cultural enorme. E o programa mais popular que apareceu com essa nova onda foi Afghan Star.

Foi o primeiro programa comercial exibido na televisão afegã (a Tolo TV) e no qual participaram milhares de telespectadores, mulheres incluídas, num processo de votação que foi, para muitos afegãos, o primeiro contacto com um processo democrático e com a cultura pop, segundo o site português RTP.

Outros dizem que é Afghan Star é  a versão afegã do American Idol.

E assim começa o filme que mostra a vida de quatro  afegãos que concorrem ao prêmio de US$ 5.000,00 de melhor cantor. A votação é feita pelo telefone celular, SMS.

Uma dessas candidatas não foi escolhida pelo público,  porque teve a ousadia de fazer na televisão o que não se pode fazer: dançar e mostrar os cabelos.

Recomendo.

3 comentários:

Bípede Falante disse...

Só de ouvir o idioma já fico enjoada.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tem uma sonoridade interessante. Aliás, já notaram que todo o idioma, todo o sotaque tem uma sonoridade interessante?

Anônimo disse...

Eu adoro as músicas aquele tipo de música dá-me vontade de dançar, o que é uma estupidez não deixarem que elas o façam, não percebo, juro que não percebo.