Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Eis Um Político Que Não é Conservador, Porque Evoluiu

Do Blog Tijolaço do Brizola Neto, deputado federal pelo PDT do Riiio,  sim ele é  o neto do Brizola, que no fim da vida era o crítico mais mordaz do governo Lula. Seu neto hoje é o maior puxa saco de Lula e Dilma.  O político que evoluiu não é Brizola Neto, mas outro.
Dou meu pitaco depois:




Réquiem por um Jovem José Serra

Posto aí em cima as imagens de uma pessoa que já não existe. Um jovem sonhador, que defendia a Petrobras, a reforma agrária, as reformas de base. Um jovem que falava com veemência, com alma, com paixão, diante de seus irmãos pobres, negros, humildes, que o Brasil só seria justo quando fosse livre, quando deixasse de ser o país das oligarquias e passasse a ser o país do povo.

O jovem José Serra, presidente da UNE, que subiu ao palanque do comício da Central do Brasil, no dia 13 de março de 1964, não existe mais.
Foi morto, impiedosamente, por um senhor que hoje é candidato a presidente da República com o apoio das elites, das multinacionais e dos latifundios.
O senhor José Serra.
Ao seu lado, nos palanques, já não estão Jango, Brizola, Arraes, Julião.
Estão Bornhausen, Kátia Abreu, Fernando Henrique, Caiado, Bolsonaro, a direita brasileira.
Hoje, o homem que destruiu o rapaz que defendia a reforma agrária “na lei ou na marra” diz que o MST não é um movimento legítimo e que a questão agrária é com o Judiciário.
Eu já disse aqui que a traição às próprias ideias é algo como o assassinato de si mesmo.
Serra não é o primeiro. O caso mais notório é o de Carlos Lacerda que, de seguidor de Luís Carlos Prestes, se auto-abduziu para o mundo da direita mais feroz.
O traidor é o homem mais perigoso do mundo. Ele carrega em si a culpa, o remorso, o ódio. Quer mostrar aos senhores de suas novas idéias que é, de fato, um convertido. Quer esconder de seus antigos amigos que já não é a sombra do que foi.
O traidor é a fraude em si mesmo. Dele, portanto, não brota uma verdade, mas apenas dissumulação, mentiras, distorções. Mesmo sob uma aparência plácida, é um homem feroz e impiedoso: afinal, suas mãos já estão sujas de seu próprio sangue.
Mas daquele jovem Serra, que você vai ver nestas imagens, uma coisa sobrou. Sobreviveram as palavras que, mesmo que não tenham sido gravadas no vídeo, todos podemos ler nos olhos, no sorriso, no aplauso do povo humilde que ali estava.
Porque elas continham uma esperança, uma luta, um sonho que nem mesmo o José Serra de hoje será capaz de matar.

Meu pitaco:

O vídeo mostra um momento distinto da vida brasileira. Serra era esquerdista naquela etapa da sua vida, naquele momento histórico. Tem gente que acha que as pessoas não devem evoluir. Serra evoluiu, deixou de lado a simplorice e a generalização e se tornou mais tolerante e preparado, inclusive para governar o Brasillll, como dizia o tio Briza.

O interessante do discurso da certa esquerda, sempre manipulador, maniqueísta e reducionista  é que eles transferem a carga de ódio aos seus adversários. Serra pode até ter -- e tem -- o apoio da direita brasileira que também apoia Dilma que apoia a dinastia Sarney, Collor, Barbalho e um bando de políticos atrasados e feudais.  Mas Serra também tem o apoio do centro e da esquerda, assim como Dilma. Talvez Serra não tenha o apoio da extrema esquerda, dos MST da vida que apoiam a Dilma, mas esse é o grande trunfo de Serra, não ter essa apoio.

6 comentários:

guimas disse...

Peraí, deixa eu corrigir o texto pra ti, Maia:

O interessante do discurso da certa direita, sempre manipulador, maniqueísta e reducionista é que eles transferem a carga de ódio aos seus adversários. Dilma pode até ter -- e tem -- o apoio da esquerda brasileira que também apoia Serra que apoia a dinastia Sarney, Collor, Barbalho e um bando de políticos atrasados e feudais. Mas Dilma também tem o apoio do centro e da esquerda, assim como Serra. Talvez Dilma não tenha o apoio da extrema direita, dos Reinaldos Azevedos da vida que apoiam o Serra, mas esse é o grande trunfo de Dilma, não ter esse apoio.

Deu. Ficou... igual.

Paulo Amaral disse...

Como dizia Appolinaire, Les jours s'en vont, je demeure...
Eu ando muito decepcionado com os políticos, embora, evidentemente, prefira um Serra a mil Dilmas. Sem preconceitos, não, porque a candidata é mulher de fibra também. Mas falta-lhe a autonomia de Lula que, esperto, é bom ponderador. Quem estará com ( ou atrás ) de Dilma se não for o Lula ? Marco Aurélio Garcia, por exemplo, com sua sedução trotskysta ? Quem sabe em algum momento José Dirceu ( porque este não morre )? Com estes caras, num terceiro mandato do PT, estamos com a estrada pavimentada para a Venezuela de Chavez. Deus tenha piedade de nós.

Janaina Amado disse...

Carlos Eduardo, eu gosto TANTO dos seus posts e comentários no Mínimo Ajuste. Já vim aqui várias vezes em busca de textos semelhantes àqueles, mas você, como hoje, estava falando de ... política, assunto de que não gosto muito e, pra piorar, sobre o qual penso diferente de você. Isso tudo é pra justificar o pedido: por favor, fale sobre outros assuntos também! :-)) Abraço.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Janaina, eu tenho também essa paixão pela política. No "mínimo ajuste" eu falo sobre outros assuntos, faço alguns mini contos etc., que também quero trazer para cá e farei isso. Mas continue ligada.

Prezado Paulo, também prefiro mil vezes o Serra do que a Dilma e minha decepção com os politicos é muito grande. E você tocou no ponto certo, um terceiro mandato do PT é uma estrada pavimentada para a Venezuela de Chávez.

Guimas, volto a dizer a direita brasileira hoje é muito menos perigosa do que a extrema esquerda brasileira que adora Chávez, a dinastia Castro e Ahmadinejad. E, santa coincidência Batman, são os mesmos trogloditas que o governo Lula/Dilma gostam de fazer boas relações. Eu não quero esta estrada pavimentada para o Brasil.

guimas disse...

"Eu não quero esta estrada pavimentada para o Brasil."

Ninguém quer, Maia. O problema é essa insistência, essa mania, essa síndrome "Regina Duarte" que a oposição à Dilma tem e gosta de usar como argumento.

Quantos anos o PT precisa ficar no poder para se entender que os radicais da esquerda JAMAIS estarão no poder? Já temos 7 anos, e a convergência ao centro é notória, absoluta, inquestionável. Aí vem uma nova eleição e se retrocede (8 anos, no caso atual), e vem a lenga-lenga do "medo" dos radicais de esquerda, que vão tomar o poder e transformar o Brasil numa Venezuela, ou numa Cuba.

Esse medo é uma fantasia que serve só para argumentos oposicionistas absolutamente viscerais - sem razão nenhuma.

O PT esteve 16 anos no governo de POA, e nenhum radical acabou com a cidade. Estava mais bem administrada antes do que está agora, aliás.

O PT está há quase 8 anos no governo federal. Onde estão os bolcheviques radicais que vão acabar com a imprensa livre? Estão onde sempre estiveram, mesmo quando o governo era do PSDB.

O anti-petismo parou no tempo em 1998. Serra ainda está lá, a grande imprensa radicalizou o discurso (mais do que o PT), e debatemos a extrema esquerda.

Evolução, Maia. Essa modinha de ter "medo" gastou em 2002.

senna madureira disse...

Caro Maia

Quando eu tinha 20 anos eu queria ser Jean Paul Sartre.

O máximo que conseguir foi ser vizinho ao seu túmulo.

E vc. queria ser quem ?