Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 27 de abril de 2010

Norma Rousseff ou Dilma Bengell?


Artigo de Fernando de Barros e Silva na Folha de hoje. Acessei faz pouco o Blog oficial da Dilma e essa foto permanece lá. É muita cara de pau.

Norma Rousseff


Mas pode chamar também de Dilma Bengell. Como assim? Explico: na capa do site oficial de Dilma Rousseff (dilmanaweb.com.br), há uma sequência de três fotos, formando um painel ao lado da inscrição "MINHA VIDA".


A primeira foto à esquerda é da Dilma bebê, com seus dois ou três aninhos, o olhar sério e o cabelo de franjinha. A terceira imagem, à direita, é muito recente, poderia ter sido feita ontem; lá está Dilma tal como a conhecemos, o cabelo curtinho e avermelhado, o mesmíssimo olhar da primeira imagem.


O problema é a foto do meio. Ao fundo, há um cartaz, onde se leem palavras de ordem: "Contra censura pela cultura". Em primeiro plano, há uma mulher de cabelo curto e séria, cujo rosto é bem menor do que o das imagens ao lado. Sim, estamos nos anos 60. Sim, ela está numa passeata. Sim, claro, só pode ser Dilma Rousseff. Claro, mas errado.


A jovem manifestante da foto parece Dilma, mas é a atriz Norma Bengell. Participava da famosa Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro, em 26 de junho de 1968.


Colocada entre a Dilma bebê e a Dilma madura, a foto da "Dilma jovem" é uma óbvia enganação. Mas ainda pior é a "nota de esclarecimento" que anexaram ao blog da candidata depois que o truque veio à tona: ali se "lamenta" a "interpretação equivocada" e se diz que "jamais houve a intenção de confundir a imagem de Norma Bengell com a de Dilma, o que seria estapafúrdio".


O que essa nota estapafúrdia faz é apenas colocar a cereja do cinismo sobre o bolo da impostura.


A pretexto de "ressaltar" que Dilma participou das "lutas contra a ditadura", seu blog investe na arte de iludir. Lá dentro, informa-se corretamente que a ex-ministra pertenceu a dois grupos adeptos da luta armada -o Colina e a VAR-Palmares. Bom ou mau, isso é diferente de tomar parte numa passeata.


Confundindo Dilma com uma atriz, seu site parece fazer da campanha um tipo de teatro. Faz sentido para uma candidata que, fora do governo, dá a impressão de ainda estar à procura de seu personagem.

E na rede a brincadeira se espalhou:


E o Jânio de Freitas -- que não é nenhum tucano -- foi mais incisivo em sua coluna na Folha. E a foto continua lá.:

"É DIFÍCIL saber qual dos dois atos do site de candidata de Dilma Rousseff é mais trapaceiro e repulsivo. Fazer uma foto do rosto de Norma Bengell nos seus bons tempos passar por foto de Dilma Rousseff poderia ser apenas ridículo como feito e perverso com a candidata não fosse, acima de tudo, um golpe sórdido.



Atribuir a confusão fotográfica elaborada, como faz uma nota do site desmascarado, a "interpretação equivocada" de quem quis conhecer as mensagens da candidata, é mistura de desonestidade e desfaçatez.


O propósito da baixeza está evidente no cuidado com que foram escolhidas as duas fotos. A de Norma, com o rosto pequeno, sem atrair atenção minuciosa, sob um pedaço de cartaz em passeata contra a ditadura; a de Dilma, o rosto inteiro, recente, não se sabe quanto. Mas, nas fotos utilizadas, as duas cabeças exatamente na mesma posição, enviesadas. Os cabelos acima da testa com disposição e corte iguais. O tempo explicaria a infidelidade dos traços da Dilma candidata aos da outrora Dilma manifestante. Ainda mais sabendo-se que a jovem Dilma foi participativa contra a ditadura.


A nota do site não foi seguida de alguma forma de pronunciamento de Dilma Rousseff sobre o que foi feito em nome de sua candidatura.


Caso não se conheçam providências respeitosas com o eleitor, o seu recém-nascido site não é dos que mereçam nem um mínimo de confiança para ser ainda visitado. Uma situação interessante para a candidata que ambiciona fazer da internet, a exemplo do feito por Barack Obama, um recurso eleitoral eficaz."

14 comentários:

Fábio Mayer disse...

E ninguém me tira da cabeça que fizeram isso de má-fé, contando com o fato de que 99% da população não sabe quem é Norma Bengell.

Coisa típica de petista.

guimas disse...

O caso da foto é o estereótipo da nossa oposição: remoendo a foto do site como um escândalo, com análises torturantes ("seu blog investe na arte de iludir", "colocar a cereja do cinismo sobre o bolo da impostura", "Faz sentido para uma candidata que, fora do governo, dá a impressão de ainda estar à procura de seu personagem"). A falta de escala e perspectiva é gritante.

A relevância do caso, que inexiste, não se discute. E essa gente que diz estar mais preparada para governar o Brasil.

Com uma mídia dessas, esperar o quê, também?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, quem está mais preparado para governar o Brasil? O governo que foi copiado ou o governo que copiou?

Unknown disse...

É divertido ver a Folha condenando a foto de Dilma/Bengell, depois de protagonizar casos de subjornalismo (a ficha falsa de Dilma Rousseff, o dossiê contra Victor Martins, a planilha de gastos do casal FHC, a tentação sexual de Lula), proselitismo reacionário (a Ditabranda e seus congêneres, o antipetismo botocudo) ou favorecimentos corporativos (a defesa da TV paga). Muito coerente da sua parte.

charlie foxtrot disse...

Guimas, o petista deslumbrado. É tão fissurado que não consegue ver o absurdo do ocorrido. Situação triste.

eh eh eh

guimas disse...

"O governo que foi copiado ou o governo que copiou?"

Quase estourei rindo quando li. Esse é o argumento agora? Serra será melhor porque Lula copiou FHC?

Que falta de honestidade intelectual! É hilário. Parece que o debate político do futuro do Brasil ficou relegado a uma turma de 8a. série de alguma escola: "Dilma é desonesta por causa da foto!" "Serra é mais preparado porque Lula copiou!"

Esse blog é um dos mais divertidos da tchurma anti-petista: o blogueiro fala essas bobagens sério!

guimas disse...

Charlie, o absurdo é discutir a foto do site da Dilma como se fosse algo relevante.

Uma coisa é apontar que a Norma Bengell está lá e ouvir a explicação civilizadamente. Outra é acusar de "impostura", indignados que estão com o "cinismo" da explicação.

A montagem com as fotos que o Maia postou abaixo é uma crítica muito mais inteligente e honesta, pois usa de modo cômico uma situação que tem tudo para ser cômica.

Porém, Charlie, os anti-petistas se grudam em qualquer coisa pra falar mal de Dilma. Estás tão perdido com os teus argumentos anti-petistas que esqueceu de passá-los num filtro anti-ridículo. Qual é o próximo passo: criticar Dilma por causa do penteado? Falar mal da cor da roupa dela, com ares de indignação nacional? Poupe-nos dessas, OK?

E, infelizmente, o xará Scalzilli acima tem razão: a Folha, que já nos aplicou todas aquelas, indignadinha com a foto? Vá ser hipócrita e fajuto assim lá no Irã, meu!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Interessante, o pessoal do PT diz que o Serra não tem condições de governar o Brasil. O cabra é economista, fez mestrado no Chile, trabalhou no Cepal e na ONU. Foi prefeito de SP, governador de SP, ministro do planejamento e da saúde dos governos FHC. E ele não tem condições de governar o Brasil? Mas que argumentos, afinal, utilizam? A política econômica do Lula é a mesma do governo FHC. O governo Lula não fez nenhuma ruptura, como ainda querem os radicais do PT que podem sim ter influência na Dilma. Dilma está muito mais perto da extrema esquerda do que Serra da direita.

charlie disse...

Essa montagem parece que mexeu mais com o anti-anti-petista do que com toda a opisição. O rapaz está transtornado.

eh eh eh

guimas disse...

O Charlie ainda não entendeu nada. Eu não posto aqui porque estou irritado. Posto aqui porque me divirto muito fazendo isso.

Transtorno deve ter o pessoal que vive nesse mundo ilusório onde o Serra é sen-sa-cio-nal e a Dilma é a mensageira do apocalipse.

Quer coisa mais divertida que presenciar uma alucinação coletiva ao vivo?

charlie foxtrot disse...

O serra eu não acho sen-sa-cio-nal, bem pelo contrário. Sen-sa-cio-nal mesmo foi essa montagem! Realmente espetacular.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Ninguem disse, Guimas, que a Dilma é mensageira do apocalipse. Prefiro ela do que o Zé Dirceu, do que o Stédile e o Emir Sader. Acho que a Dilma como presidente vai pavimentar as nossas vias para o estatismo, como aconteceu no recente leilao de Belo Montes.

guimas disse...

Viu como é diversão garantida? Na primeira frase, "ninguém disse que Dilma é". Logo após... "Acho que a Dilma como presidente vai pavimentar as nossas vias para o estatismo"

Impagável.

A confusão é evidente - num dia o Estado é necessário, no outro, é um pecado... O "estatismo" que vai nos transformar na Venezuela... Enquanto isso, o Serra, disse que quer mais presença do Estado na regulação financeira do país...

Mas o importante é falar mal da Dilma, antes de mais nada. Se o Serra vai ser um desastre, a gente vê depois.

André da Rocha disse...

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo de hoje, a atriz Norma Bengell disse que não viu problema algum no uso de uma foto sua no site Dilma na Web. A fotografia de Bengell aparece numa ilustração da seção “Minha vida”, que conta a trajetória de Dilma e o contexto histórico do país desde a década de 1940.

"Eu não vi, não. Uma amiga viu e me contou. Acho normal. Não tem nada que pedir desculpas. Fiz parte das passeatas contra a ditadura. Aliás, eu gosto da Dilma. Acho que ela é maravilhosa, uma mulher que sofreu muito. Tomara que ganhe", afirmou ela, dizendo ter simpatia pela ex-ministra da Casa Civil.

Dilma agradeceu, em sua página no Twitter, a declaração de Norma Bengell, que desfaz o mal-entendido gerado no último fim de semana. Uma nota no Dilma na Web esclareceu o caso. “Quero agradecer a atriz Norma Bengell pelas palavras simpáticas. Deu ao episódio de sua foto no blog a devida dimensão:uma questão menor”, disse no microblog.