Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 25 de outubro de 2007

"Mais de Cem Crianças Marchando"


No blog do Guga, gremistão e chavista, eu pesquei uma mensagem do MST sobre os recentes acontecimentos lá em Sarandi. O MST quer invadir a Fazenda Coqueiros, dos Guerra. E parece que vai ter guerra. Mas o que me chamou a atenção é que nessa marcha do MST existem mais de cem crianças. Cem crianças! Elas não deveriam estar na escola? nas creches? Por que elas estão marchando?????

A mensagem do MST é a seguinte, ela é bem fresquinha, é de ontem.

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,
Após 40 dias de marcha rumo a Fazenda Coqueiros, que reivindica a desapropriação deste latifúndio de 9 mil hectares e o assentamento de 2.500 famílias no Estado, o impasse prossegue. Primeiro, que foram apresentadas alternativas por parte do governo, pois até o momento nenhuma família foi assentada. O governo federal também não se manifestou em torno da desapropriação da Fazenda Coqueiros, na região Norte, e da Fazenda Southall, em São Gabriel.Além disso, a Justiça, através da juíza de Carazinho, apresentou como alternativa um interdito proibitório que tira o direito das famílias Sem Terra ingressarem nos municípios próximos de Carazinho. Na segunda-feira (22), uma comitiva de parlamentares e apoiadores da reforma agrária foram pedir à magistrada que permitisse a passagem dos Sem Terra, que estão em seu direito de reivindicar. No entanto, a juíza manteve a decisão do interdito.Nesta quarta-feira (24), uma das colunas, ao tentar prosseguir marchando para reivindicar das autoridades a Reforma Agrária, foi barrada pela Brigada Militar que trancou a BR-386, lançou bombas de efeito moral e balas de borrachas contra os marchantes, entre estes mais de 100 crianças, ferindo alguns Sem Terra. A Brigada Militar trancou a rodovia desde as 11h.Amanhã, dia 25, às 14h, espera-se uma audiência em Passo Fundo, convocada pelo Ministério Público, onde convocou Sem Terras e órgãos do governo (Casa Civil, Secretaria de Direitos Humanos, MDA, INCRA), para que estes apresentem alternativas para o impasse.Outro fato importante foi a criação, na semana passada, da 4º coluna. Movimentos sociais e entidades de apoio à Reforma Agrária, que lançaram a coluna, seguem para Coqueiros do Sul na sexta-feira, onde farão visita ao prefeito e autoridades. As outras duas colunas se encontram em Passo Fundo e outra em Vitor Graef, há menos de 20km de carazinho.Abraços e boa luta a todos e todas.

Secretaria Estadual MST-RS
Reforma Agrária:Por Justiça Social e Soberania Popular.

4 comentários:

PoPa disse...

Matastes a charada, Maia. Por que o MP não enquadra os pais destas crianças no ECA? Sim, pois estão, deliberadamente, com elas fora da escola. Mas este é um procedimento padrão do MST: colocar crianças e forçar o confronto. Se alguma ficar ferida, ótimo para o movimento! Que tipo de pais fazem isto com os próprios filhos?

E por que esta implicância com a Coqueiros, que já foi declarada produtiva? Por que está na fronteira? Lembre-se dos focos de aftosa que quase quebraram a pecuária gaúcha e que entraram em assentamentos fronteiriços. Pensei, na época, que seria apenas um deslize, mas já acho que foi premeditado.

PoPa disse...

Maia, já parou para pensar o quanto está custando estas marchas do MST? Quem está custeando tudo isto? Claro, a parte do policiamento, está estamos pagando todos, mas a outra? A comida, os acampamentos, os ônibus. Quem paga? E quem está nas propriedades deste povo trabalhando, já que tem muitos assentados nesta marcha? Bem, esta também está sendo paga por nós todos. Sabias que todo assentado ganha seis mil reais por ano? Não é financiamento, que também sai e dificilmente é pago, já que sempre dá uma frustraçãozinha de safra...

No Brasil, não há um único assentamento emancipado, que possa existir por suas próprias forças.

Carlos Eduardo da Maia disse...

São cerca de 200 soldados acompanhando as marchas. E esse é o MST que defende um modelo de reforma agrária que seu lider maior, o Stédile, não mais acredita.

Carlos de Castro disse...

São todos uns covardes. Usando crianças como escudos...