Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 23 de outubro de 2007

A Coisa Aqui Tá Preta


Na Zero Hora de hoje:

O Rio Grande do Sul é o único de 24 Estados a apresentar déficit nominal entre janeiro e agosto deste ano.O levantamento, feito pelo jornal O Estado de S.Paulo, indica que, se o superávit da maioria dos Estados reflete um momento positivo das contas públicas, possibilitado pelo aumento das receitas de ICMS e a contenção de despesas, as finanças gaúchas se encontram em um momento crítico.Apenas o Rio Grande do Sul não está conseguindo gerar superávit nominal entre os 24 Estados pesquisados.

10 comentários:

Letícia Losekann Coelho disse...

é brabo tchê...será que tem solução....

beijo :)

Carlos Eduardo da Maia disse...

Meu receio, Tita, é que a Yeda arrume a casa para o PT depois governar.

Anônimo disse...

Receio por que, Maia? O PT governou o RS e só nos olhos dos anti-petistas foi mais incompetente.

Rigotto não governou o RS melhor do que o PT.

Britto deixou a famosa "herança maldita", e seu governo só existiu graças à grana das privatizações. Sem esse dinheiro, não teria existido. E mesmo com o bolso forrado não conseguiu se reeleger, tamanha foi a incompetência.

Yeda vai no mesmo caminho. Se não mudar o discurso, vai afundar ainda mais o RS, se é que isso é possível. O novo jeito de governar, de novo só tem o nome, mesmo.

Dos últimos 30 anos, os partidos que governam o RS hoje governaram 26. Quem espera que algo mude, espere sentado. Nada muda porque a ideologia, as pessoas, e os partidos que governam o RS não mudam.

Quanto ao artigo, só pra lembrar, o último ano do governo Olívio teve superávit primário, depois de três anos de déficit. Mas tudo bem. Isso é pra esquecer mesmo. O PT não presta.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, o superavit do RS na administração do Olívio tem a ver com a política macroeconômica do governo federal. Mas não é este o assunto que está em debate aqui. O que se discute aqui é que o Rs é o campeão nacional de despesa com pessoal e com previdência (IPERGS). E Yeda tem que fazer exatamente o que ela está fazendo. Cortar, cortar e cortar. Isso gera desgaste e impopularidade e somente assim os próximos governos do RS -- que pode ser sim o PT -- vão poder governar.

Anônimo disse...

Pois é Maia, mas lembra o que eu disse: nos últimos 30 anos, 26 foram dos mesmos, os mesmos que agora estão aí.

O que te faz pensar que estes mesmos vão mudar? Se em 30 anos não mudaram, e a bomba que está estourando faz algum tempo não é uma surpresa, por assim dizer, o que te faz pensar que a Yeda, cortando e cortando, vai mudar?

Os cortes vão somente paralisar os serviços de quem precisa: a saúde, a educação e a segurança, e só os anti-petistas acreditam que isso vai resolver algo.

O próximo passo, além de privatizar pra ter dinheiro no caixa, é demitir pessoal. De onde? Educação e segurança são os primeiros candidatos, é só lembrar o PDV do Britto.

Eu sinceramente acho que o RS não vai resolver a crise. Nossa elite política e "econômica" não tem o menor intuito de ver o Estado funcionando. Ainda mais com esse conforto todo de poder botar a culpa no PT.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, doa o que doer. A Yeda prometeu racionalizar e vai ter que cumprir o que prometeu. Mesmo que seja impopular e entregue a administração para o PT -- que espero esteja mais maduro para administrar o RS. Sem problemas e sem preconceitos. Yeda tem que extinguir estatais, cortar fundações e demitir servidores. Não existe outro caminho. Tem que fazer isso. Ela foi eleita para isso e tem que ter coragem de cortar na carne. Prefiro assim do que como fez Rigotto, que não fez nada e apenas empurrou com a barriga. Olívio também não fez nada em relação à dívida do RS. E fez pior, fez a UERGS.

Anônimo disse...

Qual o problema da UERGS, Maia? Até onde minhã vã filosofia vai, quanto mais instituições de ensino, melhor.

Ou será que tá sobrando universidade no RS?

E a balela do cortar na carne, doa a quem doer, é só pra diminuir o estado - adivinha pra quem - sem resolver problema nenhum. É como a charge do Kayser que saiu um tempo atrás - se o RS ficar paradinho, paradinho, aí os problemas se resolvem.

Carlos Eduardo da Maia disse...

A UERGS é uma grande baboseira. Cada aluno da UERGS custa ao cofre público R$ 1.500,00 por mês.Melhor seria o Estado pagar bolsas com custo muito menor. Uma UERGS seria ideal num Estado rico, não é o caso do RS. Em cada canto do RS tem uma universidade, não é necessário mais uma e estadual. O Estado, Guimas, tem fundações para todos os gostos e aquilo sempre foi cabide de emprego para os políticos de plantão, do PSDB, do PMDB, do PTB, do PDT, do PP, dos Demos da vida, PC do B e do PT também. E a Yeda tem que racionalizar esses gastos e cortar, mas nunca nas áreas chaves: educação, saúde e segurança.

Anônimo disse...

Maia, tu ficas repetindo que nunca deve cortar na segurança, saúde e educação.

Mas é justo aí que se corta, porque é justo aí que precisa se gastar mais.

Se a UERGS é cara, por que não se melhora sua gestão? É porque é pública? A Yeda e sua super-equipe não são mestres do choque de gestão? A não ser, é claro, que choque de gestão siginifique só deixar de gastar dinheiro, sem melhorar a eficiência do poder público.

Essa coisa de que tem que cortar e cortar é papo de quem não precisa do Estado. Precisa é tornar o Estado eficiente, e isso se faz cortando as mamatas que a "tchurma" anti-petista não larga por nada.

A UERGS só é uma baboseira nos olhos de quem acha que educação é secundário.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, leia o artigo do Fernando Schuler que coloquei aqui no Blog. É isso o que tem de ser feito. UERGS é universidade e o RS está bem servido de universidade. Melhor seria colocar esses recursos da UERGS -- que nós pagamos essa conta -- na educação básica para remunerar melhor os professores. Depois da burrice da Ford a UERGS foi a segunda grande besteira do governo Olívio.