Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 16 de outubro de 2007

Invadindo, Roçando e Manipulando


Ninguém manipula tão bem uma notícia, uma informação, um fato como a mídia alternativa de esquerda e os blogs de esquerda. Os caras são peritos e craques no assunto.

Hoje o MST invadiu duas propriedades rurais no RS, uma Santana do Livramento e outra em Aceguá, perto de Bagé, e destruiram 25 hectares de área de reflorestamento de eucalipto da Votorantin. Logo após a invasão, os integrantes foram detidos em dois ônibus, levados para um ginásio e em seguida para a delegacia da Polícia Civil de Bagé, onde foram autuados em flagrante. Havia quatro adolescentes no grupo, que foram encaminhados ao Conselho Tutelar. Foi o segundo ataque do MST a plantações de eucalipto na Metade Sul, hoje. No início da manhã, 100 integrantes do movimento já haviam destruído mudas da planta em uma fazenda da empresa Stora Enso no interior de Rosário do Sul, na Fronteira Oeste.de mudas de eucaliptos,conforme noticiou a Zero Hora.

O que diz a mídia alternativa de esquerda sobre o assunto?

Esta pérola aqui pesquei do RS Urgente do jornalista Marco Weissheimer, colunista do Carta Maior:

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza, nesta terça-feira (16) mobilizações em todo o país em defesa da soberania alimentar e contra as empresas transnacionais de alimentos e celulose, que prejudicam a agricultura familiar e dificultam a reforma agrária. A jornada do dia 16 de Outubro marca a morte do agricultor coreano Lee Kyoung Hae, que, em 2003, ateou fogo em seu próprio corpo em protesto contra as políticas da Organização Mundial do Comércio (OMC). Kyoung Hae acabou morrendo. No Rio Grande do Sul, as mobilizações ocorreram em Bagé - onde cerca de 100 pessoas roçaram uma área da Votorantim Celulose, na antiga Fazenda Ana Paula – e em Santana do Livramento, onde 200 agricultores roçaram uma área da Stora Enso. As empresas Aracruz, Votorantim e Stora Enso detêm cerca de 300 mil hectares plantados de pinus e eucalipto no Estado.

Que lindinho! O pessoal do MST, desceu dos ônibus com suas foices e martelos e foi roçar as fazendinhas das multinacionais.....

Conta outra, Weissheimer!

MST tem todo o direito de protestar e fazer manifestações pacíficas. O que não pode acontecer é exatamente o que aconteceu no interior do RS. A elite do MST determinou e o movimento "organizado" cumpriu a sagrada ordem: destruiu plantações de eucaliptos em Aceguá e Santana do Livramento. Está na hora da elite do MST pensar em outras táticas e estratégias, porque esse tipo de ação apenas serve para reforçar as críticas que o MST recebe de setores da sociedade. É exatamente por isso que o "ibope" do MST perante a opinião pública anda sempre lá embaixo.

7 comentários:

PoPa disse...

A Ana Paula era uma propriedade modelo, altamente produtiva. Com os roubos frequentes, e a depredação de suas máquinas e ameaças aos funcionários por assentados, acabou indo para o Uruguai e vendendo a propriedade para a VCP.

Ou seja, deprodução de alimentos, passou a produzir celulose. Culpa, vejam só, do MST...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pampa, não seja ingênuo, a mídia oligopolista e burguesa está dizendo que o MST depreda, rouba e destroi. Não. O MST apenas roça as plantações alheias....

O essencial é invisivel disse...

Depreda sim! Latifundios daqueles que se julgam donos do Estado! Grande coisa o IBOPE da midia, como se ela estivesse preocupada com reforma agrária ou mst. Está sim preocupada em defender seus interesses. Papo furado esse de fazenda altamente produtiva..produtiva é a Annoni, que gera renda pra dezenas de familias e não só pra meia dúzia de fazendeiros pertencentes às velhas oligarquias.

Anônimo disse...

Achei legal o tom do post, Maia, mas não compreendi o que você quer colocar em jogo. Com certeza qualquer coisa q o MST faz é já mal vista de antemão. Mas ali no RSUrgente estava bem clara a intenção: invadir terrenos de multinacionais, em protesto para chamar a atenção à pequena propriedade e à agricultura familiar. Entre roçar e destruir, a questão é de quem quer contar a história. Os caras DESMATARAM por tais motivos e pronto, basta escolher o termo para que o tom seja negativo ou positivo. Quando o tom nesse caso deveria focar-se nos motivos, escolheram agravar ou atenuar as ações. Os motivos perdem o valor.

Não sei como os blogs de esquerda agem nesse sentido, em relação a cada acontecimento localizado. Como comentei no Catatau, o grande problema do MST é não conseguir furar a barreira da má opinião de vários setores em relação a eles. Não sei como fica isso nos blogs articulados com as ações. Mas que deveria haver algo mais reportado do que as ações cruas, isso devia

abração,

PoPa disse...

ok, lanço um repto aqui ao Álvaro: mostre as produções e produtividades das dezenas de assentamentos que estão aqui na metade sul do RS. Onde estão estes dados? Individualizados por assentamento?

José Elesbán disse...

Dados. Onde estão os dados?
A produtividade dos assentamentos do MST é uma boa dica. Eu acho que mesmo se forem levemente deficitários ainda é melhor deixá-los funcionando.
"Um eucalipto precisa de 30 litros d'água para se desenvolver". 30 litros de quanto em quanto tempo? E uma araucária, que é nativa, quanto precisa?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sempre quando encontro algum agrônomo, veterinário e técnico neste assunto eu pergunto: e a questão dos eucaliptos. Todos dizem mais ou menos a mesma coisa. Havendo controle não há problema algum em plantar. Muita gente, mas muita gente mesmo estão transformando sua terrinha onde pouco se plantava e pouco se utilizava para pecuária para plantar eucaliptos. É um investimento bom que gera um bom lucrinho. Se não fosse o plantio dos eucaliptos, a situação da metade sul do RS estaria catastrófica.