Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 23 de outubro de 2007

Uma Muito Curiosa Enquete


Uma pergunta óbvia deve merecer uma resposta óbvia, mas não para os leitores e admiradores da Revista e do site Carta Capital.

Carta Capital faz uma pergunta (em pool, em enquete) que é a seguinte:

Com base nos casos de Vale e Petrobras, qual é a gestão mais eficiente para uma empresa?
a) Privada
b) Estatal
c) Indiferente

E o resultado tem sido o seguinte, por enquanto:


Privada 34.76% (497 votos)
Estatal 38.46% (550 votos)
Indiferente 26.78% (383 votos)

O dono deste depósito entende que a enquete foi realizada para ter um resultado garantido. Compara-se a Vale e a Petrobrás como símbolos da empresa privada e do estatismo. A Petrobrás é o grande modelo de empresa estatal, o grande exemplo de uma empresa lucrativa. Mas por que a Petrobrás lucra tanto? A resposta é simples como água morna e até meu cão, o Trosco, sabe: porque ela tem o monopólio da distribuição dos combustíveis neste imenso Brasil e, por isso fatura alto, muito mais, mas muito mais mesmo do que o Bradesco, o Itaú, o Santander juntos. A pergunta que não pode calar é a seguinte: o que tem atrás da caixa preta da Petrobrás? Isso ninguém sabe, isso ninguém viu.

Mas como bem se sabe, os leitores do Carta Capital, em sua grande parte, acreditam piamente que o mensalão não existiu, que é invenção da mídia golpista e o que eles querem, afinal? Que o Brasil tenha mais e mais estatais para financiar a continuidade de um projeto de poder. Que o Brasil tenha mais e mais estatais para financiar revistas do tipo Carta Capital. Por isso os fregueses e simpatizantes do Carta Capital quando acessam o site clicam na opção estatal, como se essa fosse a gestão mais eficiente para uma empresa. Todo mundo está careca de saber que a gestão estatal é incomparavelmente mais ineficiente do que uma gestão privada. Isso, no juridiquês, se chama de fato incontroverso, inconteste, notório. O óbvio dos óbvios. Mas para o pessoal do Carta Capital, é tudo bem diferente e o óbvio não é tão óbvio assim. Alguém de sã consciência pode acreditar numa enquete dessas?

Um comentário:

PoPa disse...

Uma piada antiga garantia: o melhor negócio do mundo é uma empresa petrolífera bem administrada e o segundo melhor negócio do mundo é uma empresa petrolífera mal administrada... Mas, para desespero do pessoal que apologiza os feitos da Petrobrás, ela não é exatamente uma empresa pública, mas sim uma sociedade anônima que tem o controle público, mas tem também ações na bolsa (inclusive de NY) e que deve explicações detalhadas de toda sua administração ao sistema capitalista. Diferente de uma empresa totalmente pública, que deve explicações somente ao ser supremo (ou nem mesmo à ele).