Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Monopólio Da Onde?


O MST vem realizando manifestações contra as multinacionais de alimentos. A escolhida hoje é a Bunge.

Diz a elite do MST, pesquei do diario gauche:
Além de estimular as monoculturas e o agronegócio, já que compra sementes dos grandes produtores que utilizam produtos transgênicos e com agrotóxicos, ela também monopoliza o mercado de alimentos, reduzindo a diversidade de empresas, principalmente das pequenas e médias

É interessante é como certa esquerda gosta de banalizar a palavra monopólio. É monopólio da mídia, é monopólio dos alimentos, é monopólio das plantações.

Monopólio da onde, homem branco?

Monopólio, segundo a wikipedia, "(do grego monos, um + polein, vender) é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam."

Mas qualquer pequeno agricultor deste Brasil afora pode vender seus produtos a quem quiser, a quem escolher. Ninguém tem o monopólio da compra e ninguém tem o monopólio da venda. Da mesma forma, a mídia. Alguma empresa da mídia impõe seu produto? Quem quer consumir determinada mídia, tem todo o direito de consumir, quem não quer muda de canal, lê outra mídia, outra revista, outro jornal. O único regime onde ocorre realmente o monopólio é no socialismo ( e talvez, no socialismo do século XXI). E o engraçado de tudo isso é que esse mesmo pessoal que tanto critica e banaliza o termo monopólio, quer impor um modelo socialista monopolista, onde o Estado e as Estatais ligadas a ele e ao partido ou ideologia única, exercem o forte controle sobre a economia e o fluxo, bem como sobre a vida das pessoas.

Um comentário:

PoPa disse...

Como falar em monopólio com commodities? Bungue é uma grande empresa, com certeza, e garante que a produção brasileira tenha um grande mercado no exterior, pois esta é a função dela. Sem estas grandes empresas, ainda estaríamos produzindo porco para ter banha! ok, um pãozinho com banha, passado na chapa do fogão à lenha é ótimo, pena que, na vida moderna, estas coisas estão meio fora de alcance...