Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 9 de outubro de 2007

O Fracasso do "Plebiscito" da Vale


Deu na Folha hoje:


Os movimentos sociais conseguiram 3,7 milhões de votos no plebiscito sobre a estatização da mineradora Vale do Rio Doce, a menor marca já alcançada em uma consulta deste tipo. Ao todo, 94,5% dos votantes foram favoráveis a que o Estado retome o controle da empresa.A meta era obter de 7 a 10 milhões de votos. Os organizadores atribuíram o resultado à dificuldade de se explicar a importância do tema. O plebiscito sobre a dívida externa mobilizou 6 milhões de pessoas em 2000. A votação sobre a entrada do Brasil na Alca (Área de Livre Comércio das Américas) atingiu 10 milhões em 2002.


Deu no diario gauche de ontem:


Um grupo comandado pelo Movimento dos Sem Terra (MST) tentou ontem, em Parauapebas, no município de Carajás (PA), paralisar o tráfego de trens na Estrada de Ferro Carajás, que liga a unidade de produção da Cia. Vale do Rio Doce na região a São Luís (MA). Para se precaver, a Vale, que opera a ferrovia estatal, recorreu à Justiça do Pará ontem à tarde, solicitando um interdito proibitório, mecanismo que, se concedido, determinará que forças militares garantam o funcionamento da estrada de ferro. (...)
A maior justificativa para a ação, disse o comando do MST na região, foi que o plebiscito organizado no dia 7 de setembro pelo Grito dos Excluídos teria sido amplamente favorável à reestatização da Vale. O resultado da consulta popular coordenada pelo movimento será anunciado hoje em Brasília pelo líder nacional do MST, João Pedro Stédile.


A maior justificativa do MST é uma consulta privada realizada com a participação de 3% da população brasileira. Francamente.... Como as minorias participativas gostam de forçar a barra


Nenhum comentário: