Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A Ponte da Azenha


Entre meu trabalho e minha residência está a famosa ponte da Azenha, cenário da revolução farroupilha de 1835, quando o farrapo Cabo Rocha enfrentou as tropas imperiais.

Passo diariamente ali. E nos últimos anos sempre ficava olhando, um tanto perplexo, o que se passava debaixo da ponte. Era um grupo de pessoas, mais de uma dúzia, que ali se instalava e ali morava. Tem até um sujeitinho simpático que tem um belo dalmata que fica pedindo esmolas na esquina da Ipiranga com Azenha. Esse pessoal sobrevive do tráfico de drogas, das esmolas e sei lá mais do quê. Um dia um corpo foi encontrado ali. Mas isso não foi suficiente para que o local fosse interditado. Continuou sendo usado como moradia de sem teto.

Finalmente o prefeito Fogaça resolveu fazer o que deveria ter sido feito há muiiiito tempo. A famosa Ponte da Azenha está sendo reformada e será pintada com tintas antipixação. A ponte tem uma arquitetura interessante e tem condições de ficar muito bonita. Embaixo da ponte, onde antes os sem teto residiam, serão colocadas pedras pontiagudas para impedir que pessoas ali residam e se estabeleçam.

E já estão falando que Fogaça está fazendo uma limpeza étnica na cidade. Coisa de bobalhão.
(tive uma dificuldade imensa -- perdi tempo e dinheiro -- para localizar uma foto recente da ponte da Azenha, por incrível que pareça, mas finalmente localizei no site: http://www.portoimagem.com/cima4.html)

5 comentários:

PoPa disse...

E a foto, realmente, é muito boa! Até o Dilúvio ficou com uma boa aparência!!!

PoPa disse...

Agora, sobre o problema dos sem-teto. Lembram do caso dos garotos que moravam em uma "boca de lobo" no centro de Porto Alegre? A solução da prefeitura, naquela época, foi de colocar barras ali... quem era o prefeito?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pampa, o Serra foi muito criticado em S. Paulo porque colocou rampas antimendigos ali perto da Av. Paulista. Mas pessoas não podem dormir e residir em baixo de pontes, em buracos. Existem abrigos para isso, mas elas não querem dormir em abrigos. E o poder público deve sim colocar empecilhos para que esses locais públicos sejam utilizados para moradia. O que acontecia na Ponte da Azenha era impressionante. Agora isso terminou, mas sempre vão haver aqueles que dizem que isso se trata de limpeza étnica.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Errata, para que esses locais NÃO SEJAM UTILIZADOS COMO MORADIAS.

Letícia Losekann Coelho disse...

A foto está muito linda...nem parece o dilúvio, tenho que concordar com o Pampa!
Vou aproveitar que sou do partido do prefeito e perguntar para onde as pessoas que residem ali vão ser encaminhadas!Não gosto qndo políticos se preocupam somente com a arquitetura e não com as pessoas! Obrigada pela informação, eu não sabia disso..... a política deve servir para alguma coisa, né? Vou cobrar esta atitude!!! bjs