Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Evo Viu a Itália e disse: A Cocaína é problema de Vocês


Pesquei do diário gauche:

A cocaína é um problema de vocês – diz Evo

“Eu não defendo o narcotráfico. Defendo uma planta que na nossa cultura é benéfica pois ela ajuda a suportar a fadiga e a vida a 400 metros de altura. Nós não consumimos cocaína. Este é um problema de vocês. Nós consumimos uma infusão de folhas. Ou seja, as mastigamos, as usamos na medicina de base e, inclusive, fazemos uma torta”, afirma Evo Morales, presidente da Bolívia, em entrevista ao jornal italiano Repubblica, falando da folha de coca.
Evo Morales, em visita à Itália, também afirma que “a Venezuela foi o primeiro país a demonstrar toda a sua amizade concreta quando pela primeira vez na Bolívia foi eleito um presidente indígena. Temos uma situação econômica semelhante, ou seja, temos grandes recursos naturais e partilhamos alguns programas sociais como o da assistência sanitária gratuita das missões dos médicos cubanos e a prospectiva do socialismo. Por outro lado, sem a solidariedade do presidente Chávez eu não teria podido nem viajar para a Itália, pois ele me emprestou o avião presidencial para vir até aqui.”

Meu comentário:
Fantástico, o Chávez empresta avião público venezuelano para o Morales, presidente da Bolívia, ir para a Itália. Imagino a seguinte situação: se o FHC emprestasse o sucatão para o Fujimori viajar para a Itália, o que certa esquerda diria? Mas o Chávez pode, o Evo pode fazer esse tipo de ....... picaretagem. Eu gostaria de saber, com toda a franqueza, quem é que paga essa conta? 900 mil dólares cash foram apreendidos num avião locado pela PDVSA em Ezeiza, Bs.As., da onde saiu esse dinheiro? O assunto foi sumariamente encerrado, porque Chávez disse que aquilo é armação do império. São interrogações como essas que demonstram que a Venezuela vive um regime sem nenhuma transparência. O dinheiro circula ao redor da autoridade central que centraliza tudo e ele não presta nenhuma conta. E a família Chávez enriquece, seu irmão é ministro, todos estão empregados em cargos de governo e seus amigos e companheiros também. E o dinheiro público circula com desenvoltura, ajudando os companheiros de outros países. E a mídia que coloca em dúvida esse tipo de operação é qualificada de antiética, oligopolista e amoral.

2 comentários:

Anônimo disse...

bem ...... aqui a coisa está ficando quase igual a Venezuela com a ajuda do congresso, mídia e povo.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Espero que a gente não chegue a este ponto, Stela.