Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Atirando Pedras nas Vidraças da Casa Branca


Segundo informação da BBC Brasil, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, afirmou que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é um dos líderes democráticos responsáveis que comandam "a verdadeira revolução nas Américas".
Além de Lula, Rice incluiu ainda na lista os presidentes do Chile, Michelle Bachelet, do Peru, Alan García, da Colômbia, Álvaro Uribe, do México, Felipe Calderón, da Costa Rica, Óscar Arias, e de El Salvador, Antonio Saca.
"Os governos democráticos destes e de muitos outros países aprofundam o consenso pan-americano em criar democracias", afirmou Rice.
"Essa é a verdadeira história dos últimos anos, e não a guinada para a esquerda, da qual tanto ouvimos falar", disse a secretária de Estado.


Mas o pessoal da esquerda, assim não entende, e tenta atirar pedra nas vidraças da Casa Branca:
O diário gauche atirou a primeira:

A secretária Condoleezza é um dos “falcões neocon” do presidente Bush Jr., sua fala deve ser interpretada menos como um elogio a Lula e mais para alfinetar o presidente venezuelano Hugo Chávez. De qualquer forma, receber louvores da ultra-conservadora e belicista Condoleezza Rice, cujas mãos estão sujas de sangue coagulado, não é nada lisonjeiro.

O dono deste empório nenhuma pedra vai atirar. Sabem por que?

Maior burrice do mundo é comprar briga com os Estados Unidos. A relação não precisa beirar o puxa saquismo, pode e deve ter momentos críticos, como a crítica a absurda invasão ao Iraque. O governo Chávez é passageiro, amanhã ou depois um governo mais centrado vai sentar no poder em Caracas. Os Eua vão continuar sendo, por longos anos ainda, os EUA. Nesse sentido, Lula está acertando, porque não compra briga com os EUA e também mantém uma política amistosa com Chávez. O elogio de Rice é procedente.

Nenhum comentário: