Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Com Medo do Bicho Papão




Os movimentos sociais estão ouriçados com o dia de amanhã. Vai ter passeata, protestos, palavras de ordem contra as concessionárias de rádio e televisão. Afinal, amanhã é um dia importante, pois se encerram as concessões da Globo, RBS, Band e da Record e muitas outras emissoras da mídia. E existe um movimento por trás de tudo isso que grita a seguinte palavra de ordem: concessões de rádio e tv quem manda é você. Já falei sobre isso no post Quem é você, cara pálida? e Exigências dos Donos do Social

Na agência chasque e no diario gauche pesquei a seguinte chamada: "As atividades serão marcadas por atos de rua e protestos em frente a algumas das emissoras de rádio e tevê que apresentam irregularidades na exploração das concessões. As mobilizações vão marcar também o lançamento da campanha "Concessões de rádio e TV: quem manda é você", que pretende sensibilizar a população para cobrar do governo medidas imediatas para as explorações irregulares de concessões. "

Mas os movimentos sociais poderiam ser mais específicos em relação ao que efetivamente pretendem. O conteúdo é muito genérico quando afirma que rádios e tvs "apresentam irregularidades na exploração das concessões." Afinal, que tipo de irregularidades? Concessão de um serviço público para a iniciativa privada é contrato de direito público, administrativo e, por isso, regido pelos princípios fixados no art.37 da CF, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Qualquer contrato de direito público, de direito administrativo, tem de ter essas características. O movimento prega o óbvio dos óbvios. Ou será que esses movimentos defendem o fim de todas as concessões? Será que não é isso o que efetivamente se defende? E se for isso, porque a elite dos movimentos não afirmam expressamente este ponto de vista? Medo do bicho papão?

4 comentários:

Letícia Losekann Coelho disse...

Por que não um protesto contra a corrupção, por exemplo...... pq contra a televisão....nada a ver

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tita, protesto contra a corrupção é coisa de 'golpista'. Bolivariano da gema tem que fazer protesto contra televisão.

Letícia Losekann Coelho disse...

mutio boa essa......

PoPa disse...

É realmente interessante o ponto de vista deste povo. Acham que movimentos como o Cansei e A Grande Vaia são golpistas, mas ambos dizem exatamente o que querem e o que pensam. Esta de irregularidades nas emissoras, sem dizer quais são, é coisa daquele velho estilo de criação de "verdades" para enganar os bobos que seguem cegamente estes "líderes" comprados.