Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Cuba só tem Blog Chapa Branca


Estou dizendo aqui o que todo mundo já sabe, mas eu fui lá e constatei.


É impressionante. TODOS, TODOS, TODOS, TODOS, os blogs cubanos que naveguei, percorri, andei, perambulei e monitorei são chapa branca. NENHUM, NENHUM, NENHUM, NENHUM dos blogs relacionados na coletânea el club de los blogs fala mal do governo, faz qualquer crítica ruim ao modelo implantado por Fidel na ilha. NADA, NADA, NADA, NADA de muito crítico, razoavelmente crítico, paupérrimamente crítico se constata no "el club de los blogs ".

Este blogueiro pode dizer -- sem medo de qualquer erro -- que não existe nenhum blog cubano, feito por pessoas que estão na ilha, que faça qualquer crítica ao governo Fidel.

E por que isso?

Porque existe uma Lei de janeiro de 2004, una resolución, editada pelo partido único da ilha de Cuba, que proíbe conexões telefônicas (não existe conexão via cabo em Cuba) feitas na residência para internet. A esfarrapada desculpa é que isso não é prioridade.

No blog português fumaças, never, never, never give up há um post exatamente dessa época (janeiro 2004) que diz o seguinte:


Uma nova lei agora aprovada em Cuba torna mais difícil para a maior parte dos cidadãos o acesso à internet, que fica reservado a funcionários públicos, funcionários do Partido Comunista e médicos. A legislação diz que a empresa estatal de telefones, a Etecsa, utilizará meios técnicos para impedir o livre acesso a um meio de comunicação que não agrada muito ao regime.(...) A BBC considera que esta lei vai afectar milhares de cubanos que têm procurado recorrer à internet para saber em sua casa tudo o que está a acontecer no mundo e em Cuba e que não lhes é contado pelos órgãos de comunicação oficial do Estado"


Efetivamente, a BBC de 24 de janeiro de 2004, diz o seguinte:


Um nova lei que entra em vigor neste sábado torna quase impossível para a maioria dos cubanos acessar a rede mundial de computadores de suas casas.


No blog La Verdad de Cuba, super, híper, extra pró Fidel e que chama todos aqueles que criticam a revolução cubana de "confundidos y desinformados", a Blogueira recebe questionamentos de um estrangeiro que quer alargar o debate. A blogueira se diz impedida de continuar a discussão, não se sabe o porquê.

Nenhum comentário: