Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Tropa de Elite - Que lado você está?


Finalmente assisti ao Tropa de Elite. O filme é muito bom e somente a mentalidade caduca pode achar que Tropa de Elite é fascista, reacionário e uma apologia à polícia e a tortura. O capitão Nascimento aponta seu calibrado fuzil para a cabeça de todos os brasileiros e pergunta: Que lado você está: da polícia ou da bandidagem? Não existe meio termo. Ou o vivente está do lado da lei, da polícia, da ordem ou está do lado do tráfico, da bandidagem e quem compactua com isso é bandido. O filme é um tiro na alma do pensamento politicamente correto e que considera que tudo é problema de "consciência social". Por esses motivos, como disse o Reinaldo Azevedo da Veja, o Capitão Nascimento consegue parar o bonde de Foucault e qualquer tipo de relativismo sobre um problema crucial: enquanto não se fizer alguma coisa realmente efetiva, concreta, o tráfico e a droga vão monopolizar e tomar conta das favelas brasileiras. Considero a melhor cena do filme uma aula de sociologia de uma universidade carioca onde os alunos estudam Foucault e grande parte deles -- a maioria da classe média que rola seu baseado do dia a dia -- acham que a polícia está do lado dos ricos para impor seu poder sobre os pobres. Aquele velho discurso barato da década de 60 que não mais se justifica. Foucault encalhou no labirinto escuro das favelas, onde os soldados de "preto" do Bope (missão dada é missão cumprida) ingressam para prender os impiedosos e assassinos traficantes que dominam todas as ruelas da imensa comunidade, inclusive suas ONG´s (tucanas ou não). E tudo se relativiza na classe média que faz passeata pela paz, fumando o baseadinho do fim de dia e da semana. Tropa de elite é um tiro no coração de um Estado corrupto, ineficiente e sem vontade e que mostra que existem no Brasil, ainda, os capitães Nascimento que querem que este país funcione, dê certo, que siga o caminho e a linguagem do desenvolvimento - custe o que custar. Tropa de elite é um tiro no algemado cérebro da hipocrisia brasileira, cuja elite intelectual insiste em relativizar o que não pode ser relativizado. Que lado você está: da bandidagem ou da lei?

Um comentário:

Anônimo disse...

Maia,
Seu comentário está perfeito. Irretocável!
É preciso acabar com a hipocrisia e começar a pôr ordem no país. No momento, o que domina, são às máscaras. Máscaras de políticos, de autoridades, de personalidades da sociedade, de artistas e, obviamente, de intelectuais e muitos deles com sua sociologia barata, decadente, e ineficiente.

É preciso banir às drogas, dar um basta na corrupção desmedida e investir maciçamente em educação para termos futuras gerações comprometidas com a ética e a verdadeira “consciência social”. Não essa oportunista e desqualificada que domina, lamentavelmente.

Que “Consciência social” tem bandido? A consciência deles estão no limite de suas ambições, do seu mando. Quem descumprir morre, sem dó nem piedade. Lugar de bandido é na cadeia e do cidadão, a liberdade de ir e vir sem medo, sem receio de ser assaltado na primeira esquina.

O Brasil, lamentavelmente, no setor de segurança públicas está vivendo o caos. Basta abrir os jornais no início de semana para se ver quantas atrocidades, crimes brutas por ninharias, onde a vida – parece – perdeu o valor, já que o respeito pelo semelhante foi jogado no lixo.

Precisamos de governos sérios, políticos competentes, leis firmes e um Justiça rigorosa para mudar o quadro atual, se pretendermos fazer desse, um país pujante, ordeiro e com futuro promissor para essa juventude que será o Brasil do amanhã. E precisa estar preparada. E o Estado é o fundamento dessas bases.
Abs