Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Venezuela no Mercosul


Atenção, atenção. Está marcada para o próximo dia 24 de outubro a votação do protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul na Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Depois, terá de ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário, antes de seguir ao Senado - A informação é do diario gauche .

Os deputados petistas Doutor Rosinha, Chináglia e o PCdobista Aldo Rebello juram de pés juntos que o protocolo passa e a Venezuela chavista será, finalmente, integrada ao Mercosul.

Empresários que possuem negócios com a Venezuela pressionam para que essa integração saia o quanto antes.

O dono deste varejão já antecipa o seu ponto de vista: é contra a integração da Venezuela chavista ao Mercosul. Nada contra os venezuelanos. Sou contra, apenas a um Mercosul Bolivariano.

Chávez é um centralizador e não vai admitir -- NUNCA -- que qualquer parceiro do Mercosul celebre tratados de livre comércio com outros países, sobretudo com os EUA. Esse é o motivo pelo qual, o Chile namora com o Mercosul e jamais casa. Tá certo o Chile que tem tratado de livre comércio com zilhões de países deste mundo afora, onde vende e compra diversos produtos sem ter de prestar contas aos outros sócios. Será um retrocesso imenso ao Brasil ter Chávez como parceiro. Retrocesso, porque este país já é emperrado pelo lenga lenga ideológico que atrasa nosso desenvolvimento e com Chávez esse lenga lenga vai emperrar muito mais. É claro que alguns empresários querem que a Venezuela entre no Mercosul, porque vão ter o seu salutar lucrinho. Mas o Brasil tem que ter a sagrada liberdade de escolher os parceiros que quiser negociar, sem ter o crivo, a opinião e o aval de um sócio ideológico. E tem também a cláusula democrática e a Venezuela bolivariana que centraliza todos os poderes na pessoa, no rei que toma conta do executivo, está longe de ser um país republicano e democrático.

Um comentário:

PoPa disse...

Chavez é um problema muito sério na AL e não deveria ser "premiado" com sua entrada no Mercosul. E é isso que vai ser, um prêmio, consolidando sua posição de "democrático" perante o mundo civilizado...